da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A cidade de Ribeirão Preto recebeu nesta quinta-feira, a Conferência Municipal de Sustentabilidade, em uma ação da Secretaria da Casa Civil, em parceria com as secretarias de Cultura, Turismo e Instituto do Livro. O evento, realizado no Centro Cultural Palace, teve por objetivo a criação de intercâmbio educativo para promoção da conscientização ambiental.
De acordo com Layr Luchesi Jr., secretário da Casa Civil, é importante abrir portas para a discussão da sustentabilidade, a partir de olhares educativos. “É importante o aprendizado e a formação do conhecimento coletivo. Esta é uma porta aberta para receber pesquisadores, estudiosos e interessados no assunto, para realizarmos ações conjuntas de sustentabilidade”.
A Conferência contou com palestra do professor Robert Marans, do Instituto Graham Sustainability, da Universidade de Michigam, e do professor Tadeu Malheiros, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, em temas pertinentes do século XXI, como: saneamento, mobilidade urbana, gestão, coleta, destinação dos resíduos sólidos urbanos e o fluxo de materiais.
“Estamos em busca da construção do conhecimento coletivo em prol da sustentabilidade. Essa parceria visa não só a formação, como apoio nas políticas locais para a sustentabilidade”, afirma o professor da USP, Tadeu Malheiros.
Outros assuntos como emissões de CO² (Gás Carbônico) e poluentes industriais, residuais de processos específicos no município, segurança alimentar: distribuição garantia de aquisição, combate à fome, incentivos à produção local e comércio solidário, além de planejamento e implementação do turismo sustentável e observação para o desenvolvimento humano no desenvolvimento da atividade do turismo, também entraram na pauta do evento.
A organização do evento foi feita pelo Instituto do Livro, e a abertura foi realizada pelo secretário da Cultura, Alessandro Maraca.