da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O NEU (Núcleo de Educação em Urgência) do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está com inscrições abertas para crianças que desejem fazer parte do Projeto Samuzinho. O programa voluntário tem por finalidade conscientizar as crianças sobre os serviços emergenciais. “Tivemos uma experiência muito positiva com o primeiro grupo que está concluindo o curso, por isso já estamos abrindo as inscrições para novas turmas”, explica o médico César Masella, um dos integrantes do NEU.
Para fazer inscrição do Projeto Samuzinho, as crianças devem ter de 8 a 12 anos, serem alfabetizadas, estarem matriculadas e frequentando a escola. “No total serão feitas 100 inscrições, e deste total serão selecionadas para o projeto 20 crianças para cada turma”, explicou o médico.
Ele informou que será adotado como critério de seleção, as crianças com melhor rendimento escolar e comportamental. “Vamos visitar as escolas e conversar com a coordenação sobre o boletim de aproveitamento escolar, bem como checar se a carteira de vacinação está em dia”, completou ele.
Além do médico César Masella também fazem parte da equipe responsável pelo Samuzinho os enfermeiros José Carlos Rios e Marcel Motta e a técnica em enfermagem Wislaine Carabolante.
As aulas são realizadas em vários locais diferentes como a base do Samu, do Corpo de Bombeiros, e o Setor de Regulação. Esse projeto já é desenvolvido em algumas cidades como Campinas, Belo Horizonte e Pará.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail samu@saude.pmrp.com.br