Ribeirão Preto lança Campanha contra Exploração Sexual Infantil

13/5/2014 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Alertando e buscando a sensibilização da população sobre a exploração sexual infantil, uma campanha foi lançada na manhã desta segunda-feira, dia 12, no Palácio Rio Branco. Realizada em parceria entre o Ministério Público Estadual, Procuradoria Regional do Trabalho e Secretaria de Assistência Social, a mobilização colocará em prática um plano especial de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no período que antecede a Copa. A campanha acontece de 12 de maio a 12 de junho.

Visando a identificação dos casos de exploração sexual infantil, o número 161 é disponibilizado 24 horas para que denúncias sejam realizadas de forma anônima. “A denúncia é o primeiro passo para que o explorador seja identificado e todos os encaminhamentos sejam feitos”, destacou a prefeita Dárcy Vera, lembrando que a ação será estendida a toda a rede municipal, como escolas, postos de saúde, assistentes sociais, além de um amplo trabalho que envolve taxistas, profissionais ligados a bares, restaurantes, hotéis, motéis e outros pontos de vulnerabilidade. “A iniciativa trata-se de um chamado para que todas as pessoas possam se sensibilizar e não mais aceitar este tipo de violência”, finalizou.

Presente ao evento, o promotor Ramón Lopes falou sobre a importância da divulgação da ação e da atuação parceira entre  as entidades envolvidas. “O sucesso integral da campanha acontecerá quando a aplicação da lei for efetivada”, disse. Já a promotora do Ministério Público do Trabalho, Regina Duarte da Silva, destacou as sequelas mentais geradas pela violência sofrida na infância, além de ressaltar os avanços alcançados nesta esfera, no Brasil.

Conforme destacou a secretária de Assistência Social, Maria Sodré, o movimento tem por objetivo fazer um alerta às famílias, crianças e adolescentes sobre o perfil dos exploradores, situações de risco e vulnerabilidade da criança e adolescente. “Esclarecendo como este problema pode acontecer nas famílias e como lidar com este tema, poderemos evitar que novos casos aconteçam”, explicou Sodré.

Da solenidade, participaram vereadores, autoridades, e representantes de entidades envolvidas, como OAB, Polícia Militar, entre outros. 

Compartilhe no Whatsapp