da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
"Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade". O trecho da música de Raul Seixas resume bem a intenção do projeto "Jovens Protagonistas", da Fundação Feira do Livro, que lançou na noite desta quarta-feira, dia 7 de maio, a revista Entre Nós. O projeto reúne adolescentes da zona Norte de Ribeirão Preto para promover ações sociais e culturais nas áreas mais carentes da cidade.
Dez meninos e meninos de 14 a 16 anos participam do projeto, que já fez história com o lançamento da revista. A Entre Nós foi produzida de forma colaborativa pelos jovens com supervisão de duas estudiosas do protagonismo juvenil, as professoras Ana Maria Filipouski e Maria Denise Crespo Nunes. O conceito de protagonismo juvenil já difundido em São Paulo e outros centros. É a participação social com autoria, ou seja, cabe aos jovens decidir sobre as ações que desejam realizar e interferir na forma como tais ações serão executadas.
A revista tem justamente a intenção de ajudar e incentivar o trabalho em grupo, além de guiar a organização de atividades culturais. O lançamento, promovido e apresentado pelos próprios jovens, teve a presença dos pais e familiares, do secretário municipal da Cultura, Alessandro Maraca; do presidente da Fundação Feira do Livro, Edgard de Castro; e da superintendente da Fundação, Viviane Mendonça; além dos "mentores" dos Jovens Protagonistas, Elieser Pereira e Luciana Campos Balieiro. Precedida pelo som de Raul Seixas e encerrada por uma apresentação de dança de rua no Centro Cultural do Quintino II, o lançamento marcou mais uma vitória do projeto.
A revista será distribuída nas escolas da rede pública de Ribeirão Preto e traz organogramas para a realização de um evento cultural, dicas de autores, músicas e filmes para complementar a ação de quem pretende exercer o protagonismo juvenil. Os dez adolescentes percorrerão as escolas para apresentar o projeto e tentar aumentar o time dos "Jovens Protagonistas".
Para Gabriel Lucas de Oliveira, de 16 anos, ser um Jovem Protagonista é ver o mundo de forma diferente da maioria, se interessar pelos problemas da comunidade e tentar mudar o que está errado. "Passamos a enxergar coisas que antes nem imaginávamos que existia, mas que estão a nossa volta".
Esta é a segunda vitória dos jovens que, desde o ano passado, trabalham para revitalizar e manter funcionando todos os dias da semana o Centro Cultural do Quintino II. O resultado deste trabalho já é visto na prática. "Hoje temos no centro, regularmente, 109 pessoas em oficinas e atividades culturais", comemora Gorete da Silva, responsável pelo espaço.
Para a superintendente da Fundação Feira do Livro, Viviane Mendonça, "a Feira Nacional do Livro precisa ser uma ferramenta de educação e cultura para jovens de todas as partes da cidade e da região. Por isso, é preciso ouvi-los, trazê-los para dentro do evento". Além das atividades regulares realizadas durante todo o ano, os "Jovens Protagonistas" preparam uma programação especial para a 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 16 a 25 deste mês, em 14 espaços da cidade, com mais de 600 atrações, todas gratuitas.
O orgulho estampado no rosto de Ubaldina Lucena, mãe de Ezequiel Lucena do Rosário, de 14 anos, diz muito sobre os "Jovens Protagonistas". "Ele se entregou a esse projeto. A gente nota a mudança e entende que essa é uma grande oportunidade na vida dele", diz a mãe, que estava tão apreensiva quanto o filho pelo lançamento da revista. "É bom para o currículo e para a vida da pessoa", conta dona Maria Helena Ramos, avó do jovem Leonardo Ramos, outra protagonista que, segundo a avó, aprendeu a trabalhar em grupo, sonhar junto, como na música do Raul.
O secretário de Cultura falou sobre a satisfação de ver e ajudar um projeto que vem dando certo no seu bairro de infância. "Este projeto poderia ser em qualquer lugar da cidade, mas por sorte ou coincidência tudo aconteceu para que esse trabalho fosse desenvolvido aqui. Os jovens especiais que encontramos, a força de vontade de quem colabora e, claro, o trabalho incansável da Fundação Feira do Livro. Sou do Quintino II e minha família ainda é daqui, então imaginem minha felicidade ao ver esse Centro Cultural funcionando e poder, como secretário de Cultura, ajudar um projeto tão bonito".
Edgard de Castro, presidente da Fundação Feira do Livro, parabenizou os pais pelo "trabalho" de formação dos Jovens Protagonistas. "Esses meninos são diferentes e são o futuro desse país. E é por isso que só posso agradecer a todos os pais e parabenizá-los pela educação e exemplo que dão todos os dias".
A coordenadora do projeto, Luciana Balieiro, resumiu bem o que é ser um Jovem Protagonista. "A vontade e iniciativa desses meninos se junta à oportunidade oferecida pela Fundação Feira do Livro e resulta em uma comunidade melhor para todos. Essa é a grande intenção da revista Entre Nós: espalhar esse conjunto de fatores".
Os "Jovens Protagonistas" são Marina de Jesus Honorato, Gabriel Lucas Gomes de Oliveira, Leonardo Ramos de Melo, Leonardo Augusto Gomes de Oliveira, Ezequiel do Rosário, Gabriela Limmermann Silva, Vitória da Costa Ferreira, Karina Santos Araújo e Francisca Juliana de Andrade Souza.
A revista Entre Nós começa a ser distribuída nesta semana nas escolas da rede pública de ensino de Ribeirão Preto, segundo cronograma estabelecido pelas secretarias municipal e estadual de ensino.