da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A Prefeitura executa serviços de poda e cata galhos regularmente. Porém, nos casos em que galhos e copa de árvores estejam oferecendo algum risco ou danificando os fios da rede elétrica da rua, é necessário que os profissionais capacitados da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) executem o serviço.
Para esclarecer e orientar estes profissionais, a Secretaria do Meio Ambiente promoveu nesta terça-feira, dia 13, um curso de aprimoramento em poda, ministrado pelo ecólogo Perci Guzzo, nas dependências da CPFL.
Durante a palestra, Guzzo apresentou aos técnicos o Código Municipal do Meio Ambiente, orientações teóricas e conhecimento sobre os conceitos de arborização, o trabalho adequado às características biológicas das espécies arbóreas urbanas e fundamentos da poda.
Durante a aula prática, que acontecerá nesta quarta-feira, dia 14, no Parque Nova Aliança, a partir das 8h, os profissionais da CPFL serão levados a uma área em que diversos casos são apresentados, todos relacionados com a aula teórica. "Mostramos árvores que sofreram poda drástica e qual o procedimento que deve ser adotado cada situação, como árvores que estão em meio a fiações, árvores de copa baixa, entre outros", disse Dalila Lopes, coordenadora da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental.