da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A onça parda, macho, encontrada na praça Nadyr Freitas Monteiro da Silva, próximo ao Novo Mercado Municipal, na última terça-feira, foi solta no final da tarde desta quarta-feira, dia 21, em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral em Luís Antônio.
Depois de passar por avaliação, o animal recebeu um colar de rastreamento antes de ser levado para UCP - Reserva Ecológica de Jataí. "Uma pesquisadora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, USP, usará equipamento para rastrear a onça, saber a localização do animal e como se comporta", explicou Alexandre Gouvêa, chefe do Bosque/Zoo Fábio Barreto.
Para transportar o animal, a Polícia Ambiental foi acionada para levá-lo a reserva. "Situada no município de Luiz Antônio, a estação é destinada à preservação da biodiversidade, sendo permitidas pesquisa e atividades de educação ambiental. A reserva contempla a maior área de Cerrado do Estado", disse Gouvêa.
A suçuarana é um animal solitário e vive em um lugar de difícil acesso como florestas, desertos e montanhas. A espécie fica a vontade na copa das árvores. Equilibra-se com a cauda felpuda ao saltar de galho em galho. Mede aproximadamente 63 cm de altura e chega a pesar 100 quilos. A suçuarana é uma espécie ameaçada de extinção, segundo relatório do Ibama.