da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A terceira turma do Curso de Podadores participa nesta quarta-feira, dia 28, da aula prática na rua Joaquim Dias, no Jardim Nova Aliança. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, os alunos serão levados a uma área em que diversos casos são apresentados, todos relacionados com a aula teórica.
Segundo Dalila Lopes, coordenadora da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental, responsável pelo curso, os alunos usam ferramentas de poda junto ao professor para aprender as técnicas corretas de poda. "Mostramos árvores que sofreram poda drástica e qual procedimento deve-se tomar nesta situação, árvores que estão em meio a fiações, árvores de copa baixa, entre outros", explicou.
Após o curso, a Secretaria do Meio Ambiente realiza o credenciamento dos alunos que passam a fazer parte da lista de profissionais capacitados, obedecendo às exigências do Código Ambiental. Dalila Lopes observa que alguns podadores não têm conhecimento da importância dessa técnica para o meio ambiente. "O podador deve procurar executar o serviço de forma a não desestabilizar a árvore ou reduzir drasticamente a massa verde da copa, conforme lei de crimes ambientais nº 9.605, artigo 49, que prevê punição para quem destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia", finalizou.