da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Foi protocolado nesta quarta-feira, 28 de maio, no Ministério das Cidades em Brasília, o projeto da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, referente ao Pacto da Mobilidade Urbana, que prevê a liberação de R$ 50 bilhões para 26 cidades brasileiras, entre elas Ribeirão Preto.
O projeto inclui a estruturação de corredores estruturais e a instalação do BRT - Bus Rapid Transit, que consiste em um sistema de transporte público baseado no uso de ônibus com serviços e infraestrutura especializados para melhorar a qualidade do transporte. Ainda fazem parte do projeto 21 obras de arte, entre viadutos e pontes.
O sistema será implantado em trecho de aproximadamente 8 km, que terá início na confluência da Via Norte com avenida Thomaz Alberto Whatelly, avenida Lafaiete Costa Couto, avenida Rio Pardo até a estação USP/HC.
O valor estimado para o projeto total é de R$ 700 milhões, sendo que 50% serão a fundo perdido do orçamento geral da União.
De acordo com a prefeita Dárcy Vera, o objetivo é priorizar a instalação dos corredores estruturais na cidade. "É um ponto importante a ser tratado. A cidade cresce e é preciso acompanhar o desenvolvimento através das obras de mobilidade. Um novo olhar é preciso ser dado à malha vária, garantindo qualidade de vida à população", destacou Dárcy.