da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Os números apresentados nos últimos seis meses pela Secretaria da Infraestrutura são bastante positivos em relação aos trabalhos de responsabilidade da pasta. O balanço foi encomendado pela titular Isabel de Farias, como forma de avaliar o desempenho das ações desde que assumiu a Secretaria, notadamente no tocante ao cumprimento de metas, estabelecidas pela prefeita Dárcy Vera. O destaque fica para programas como o Ribeirão mais Iluminada, Limpa e Cidadã, numa parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz, Operação Tapa-Buracos, entre outros.
Controle de Qualidade - Nesse período, por exemplo, uma inovação importante foi implantada na Operação Tapa-Buracos: o gerenciamento e controle de qualidade dos serviços. Quanto à substituição de lâmpadas por toda a cidade, a meta é alcançar 66% do total num período de três anos e, com isso, reforçar significativamente a iluminação pública, até como medida de segurança para a população.
Interatividade - "São muitos e essenciais os serviços prestados pela Secretaria da Infraestrutura à população, daí a importância dos canais de interatividade (redes sociais) para programação dos serviços e envolvimento das equipes", diz Isabel de Farias. "Assim como também é importante a colaboração da população na manutenção da limpeza e conservação dos espaços e equipamentos públicos", completa o assistente da secretária, Iussef Miguel Iun.
Principais serviços - Entre os serviços realizados pela Infraestrutura estão: instalação e limpeza de bocas-de-lobo e poços de visita, extensão de rede de energia elétrica, galerias de águas pluviais, hidrojateamento de galerias, instalação de iluminação pública; pavimentação, rebaixamento de guias, reparo e colocação de paralelepípedos, reparo e execução de sarjetões e canaletas e tapa-buracos.
Coordenadoria de Limpeza - Também um balanço da Coordenadora de Limpeza Pública, pasta que Isabel acumula com a Secretaria de Infraestrutura, apresenta significativa intensificação dos trabalhos, como forma de atender mais rapidamente a população em função do aumento da demanda. Também nesse setor, o planejamento do trabalho leva em conta a demanda apresentada pelas redes sociais.
Visita aos bairros - Mas não só as redes sociais são consideradas para a elaboração do cronograma de trabalho. A secretária e sua equipe percorrem diariamente vários bairros para ouvir diretamente a população. "Ouvir o munícipe é muito importante. Temos que valorizar o contato pessoal, pois são os moradores que nos mostram e relacionam suas necessidades", enfatiza Isabel.
Parcerias - Vale destacar ainda a importância das parcerias com a comunidade, iniciativa privada e entidades de classe. "Desenvolvemos parceira importantes que beneficiam a cidade como, por exemplo, a parceria com a CPFL no projeto Ribeirão mais Iluminada, Limpa e Cidadã, que irá trocar 66% das lâmpadas do município; a ação em conjunto com Ferrovia Centro Atlântico para limpar as áreas próximas às linhas férreas que cortam o município, a parceira com a ONG Arquitetos do Bem, que tem o objetivo de humanizar o ambiente das 49 unidades de saúde do município", explicou a secretária. "As pessoas estão sempre buscando soluções individuais para os problemas que afetam no dia a dia, mas somente com ações conjuntas, que busquem soluções para os problemas comuns, propiciarão um ambiente mais humano e solidário. A sociedade precisa, mais que compreender, praticar atitudes com responsabilidade social e ambiental", conclui Isabel.
Satisfação - Maria Gorete da Silva, responsável pelo Centro Cultural do Quintino, fala da experiência da parceira que foi realizada com a Secretaria de Infraestrutura para realização de melhorias no local. "Representantes da secretária estiveram aqui e nossos jovens fizeram solicitações para doação de tintas, conserto do portão, realização de serviços roçada e, em uma semana, o pessoal veio e realizou o serviço. Reunimos alunos e voluntários e fizemos a pintura. Foi uma parceira de sucesso que teve um resultado muito positivo envolvendo a comunidade", afirmou Gorete.
Para o munícipe Ivanildo Lima, líder comunitário no Jardim Progresso, que participou das reuniões realizadas pelo projeto "Ribeirão mais Iluminada, Lima e Cidadã", a interação com a poder executivo foi muito produtiva para o bairro. "A secretária participou das reuniões aqui no bairro. Os serviços foram executados e estamos muito satisfeitos com esta aproximação", ressaltou Ivanildo.
Confira o balanço dos principais serviços prestados pela Secretaria de Infraestrutura nos últimos seis meses:
Regularização asfáltica: 39.811,40 m², o equivalente a 47 quarteirões.
Reparos da Operação tapa-buraco: 6.017 solicitações atendidas.
Limpeza de boca de lobo: 10.681 unidades
Limpeza de posto de visita: 287 unidades
Limpeza de canaleta: 1.709 m
Substituição de tampa de boca de lobo: 554 unidades
Limpeza de galerias com hidrojateamento: 78 endereços
Confiras os principais serviços prestados pela Coordenadoria de Limpeza Urbana nos últimos três meses:
Serviço de coleta de galhos - 4.372 viagens
Serviços de recolhimento de Trecos - 379 viagens
Serviços de recolhimento de entulho - 1.067 viagens
Coleta de material reciclável - 92 toneladas
Resíduos de serviços de saúde - 702 toneladas
Coleta de lixo domiciliar - 70.500 toneladas
Dragagem de córregos - 1.518 viagens
Cortem de grama de avenidas - 185 Avenidas = 6.947.930 km
Pintura de guias - 718.935 km
"Ribeirão mais Iluminada, Limpa e Cidadã" já substituiu 1000 conjuntos de lâmpadas nos bairros:
Conjunto Habitacional Adelino Simioni
Conjunto Habitacional Maria do Rosário
Jardim Progresso
Jardim Monte Carmelo
Parque Ribeirão
Jardim Monte Carlo
Jardim Branca Sales
Jardim Solar da Boa Vista
Jardim Piratininga
Jardim Bela Vista
Jardim Centenário
Jardim Marchesi
Jardim Santa Rita
Jardim Maria da Graça
Adão do Carmo Leonel
Canais de interação na rede social
Ribeirão mais Iluminada:
Operação Limpeza: ;
Operação Tapa- Buraco: