da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
São com palavras de elogio, carinho e bem-estar que as profissionais do Centro Especializado de Convivência do Idoso, dos Campos Elíseos, propagam a satisfação de um grupo de idosas, que está em atividade contínua, no local, todas as quintas-feiras, das 10h às 11h, para o momento especial de compartilhar diferentes situações.
A psicóloga Ana Lúcia de Andrade e a assistente social Vaneide Domenegheti Dessotti (responsáveis pelo grupo) buscam com a ação, uma maior integração, cooperação, elevação de autoestima e fortalecimento interpessoais das idosas, que mesmo acima dos 60 anos, algumas até com muito mais idade, afirmam que a terceira idade não existe, e sim, que é uma fase especial quando se sabe aproveitar. "Eu amo esse lugar , adoro as pessoas daqui, todos respeitam a gente", comenta Durvalina Sami Litholdo, 81 anos, que distribui afeto por onde passa. "Essa é uma fase muito boa que temos que aproveitar", conclui.
Segundo as técnicas, a participação é unânime. "Todas as quintas-feiras elas já sabem que é o dia do nosso grupo", conta Ana Lúcia. "Este momento tem possibilitado a livre expressão dos sentimentos, troca de experiências, em que elas demonstram que a terceira idade é uma fase iluminada na vida de cada uma delas", diz. "É muito bom sentir essa energia, essa disposição, entrosamento e o nível de satisfação elevado que o grupo tem vivenciado aqui conosco", complementa Vaneide Dessotti.
Dona Aparecida Zanchietta Nalte, de 83 anos, resume o que sente em uma simples frase. "Gosto demais daqui, eu, minha família e meu esposo". Aos 88 anos, dona Tereza Gonçalves também não poupa o seu bem estar e diz que ser bem tratada é essencial na vida de uma pessoa idosa. "Adoro este cantinho, aqui, sou muito bem tratada, gosto de todos como se fossem meus filhos e desse grupo de amigas que vou sempre estar perto". Ser bem tratado é tudo para quem já caminhou muito por essa vida, isto é muito importante para nós", finalizou.