da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento da Secretaria da Saúde já iniciou a distribuição, em hotéis de Ribeirão Preto, da "Cartilha de Orientação aos Turistas", que traz informações sobre cuidados básicos com a saúde. Traduzida para o francês, a Cartilha tem a finalidade de orientar os turistas no sentido de evitar qualquer imprevisto desagradável que prejudique sua saúde e seu passeio.
Com pouco mais de 20 páginas, a Cartilha traz telefones úteis para denúncias de casos de violência doméstica e sexual contra a mulher, crianças, adolescentes e idosos. Tem ainda o telefone e endereço das unidades de Pronto Atendimento que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, além das 36 salas de vacina da rede municipal.
A cartilha traz ainda informações sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e a Profilaxia pós-exposição sexual (PEP Sexual), que é uma forma de prevenção à infecção pelo HIV, indicada em situações excepcionais, em que ocorrer falha, rompimento ou não uso da camisinha. Explica, ainda, os principais sintomas da dengue. Também há várias orientações para as pessoas que desejam aproveitar a estadia na região para fazer ecoturismo.