da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Visando um novo conceito para a rede de transporte coletivo na cidade, o projeto de construção da Estação Catedral, que integra a licitação do transporte, foi apresentado pelo superintendente da Transerp - empresa que gerencia o trânsito e o transporte de Ribeirão Preto, Willian Latuf e pelo gerente de Transportes, José Mauro de Araújo, à prefeita Dárcy Vera e a toda imprensa, na tarde desta sexta-feira, dia 06. O projeto será encaminhado para aprovação do Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico e Secretaria de Planejamento, e terá um prazo de construção de três meses.
Conforme explicou Latuf, serão construídas cinco plataformas entre as ruas Florêncio de Abreu, Américo Brasiliense e Visconde de Inhaúma num investimento de R$ 1,2 milhão. "Serão cinco plataformas, com capacidade para dois ônibus estacionados simultaneamente, e cada plataforma tem capacidade de abrigar até 50 passageiros", explica o superintendente, ressaltando que o projeto respeita as especificações do Condephaat, e não interfere no visual e na estrutura da praça das Bandeiras, além de não necessitar da extração de árvores do local.
Cerca de 50 mil pessoas utilizam os serviços de transporte no local diariamente. Conforme destacou a chefe do Executivo, o projeto conta com total acessibilidade, além da instalação de um guichê para a recarga dos cartões do transporte coletivo, facilitando o processo realizado pelos usuários. "A iniciativa traz mais qualidade e segurança aos usuários, além de tornar o transporte coletivo mais atrativo", destacou Dárcy.
Na oportunidade, a prefeita destacou ainda que o projeto para a construção do terminal da avenida Jerônimo Gonçalves passou por correções no que se refere à acessibilidade e já foi protocolado, sendo liberado nos próximos dias. Ainda estão previstos na licitação do transporte, a instalação de terminais regionais, como Bonfim Paulista, USP, São José e Planalto Verde.
Terminais Urbanos - Desde que o Terminal Carlos Gomes foi desativado, em 1999, e o Terminal Antônio Achê, no ano de 2000, os usuários do transporte coletivo não contam mais com esse tipo de estrutura. O objetivo é que os espaços contem com estrutura adequada para atender a elevada demanda populacional, a exemplo do terminal urbano instalado no entorno do Ribeirão Shopping.
Já as estações servirão como ponto de conexão entre as linhas alimentadoras, convencionais e estruturais e terão ambiente aberto no sistema viário, cobertura com estrutura de abrigos de maior porte, sanitários e painéis digitais com informações de horários das viagens.