da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Evento reunirá equipe técnica da Secretaria da Educação, gestores escolares, coordenadores e monitores do Programa Mais Educação de Ribeirão Preto
A Secretaria da Educação de Ribeirão Preto promoverá, na próxima semana, o “I Seminário Municipal do Programa Mais Educação” para debater a consolidação das políticas de educação em tempo integral implantadas no município. O evento será realizado na segunda-feira, dia 28 de julho, a partir das 8h30, na Casa da Ciência Galileu Galilei, localizada nas dependências do Bosque/Zoo “Dr. Fábio Barreto”.
A ideia é promover um amplo debate entre a equipe técnica da Secretaria da Educação, gestores escolares, supervisores de ensino, coordenadores e monitores do Programa Mais Educação – desenvolvido em parceria com o Governo Federal – para fortalecer e dar visibilidade às ações empreendidas na rede municipal de ensino.
A expectativa é que mais de 100 profissionais participem do seminário, que terá em sua programação a palestra “Por que oferecer Educação Integral?”, ministrada pela professora Wanda Pierasso; além das mesas temáticas “Agentes Culturais e Escola como parceiros do aluno” e “Gestão democrática dos recursos públicos”, coordenadas pelos professores Rosana de Lourdes Alves Monteiro da Silva e Anderson George de Assis, respectivamente.
Mais Educação – Assim como no restante do Brasil, o Programa Mais Educação vem sendo implantado gradativamente em Ribeirão Preto. Atualmente, 29 escolas municipais de Ensino Fundamental participam do programa e oferecem atividades em contraturno aos alunos, ou seja, no período oposto às aulas. No início do próximo ano letivo, em fevereiro de 2015, todas as 31 unidades de Ensino Fundamental da Rede Municipal estarão integradas ao Mais Educação.
As atividades oferecidas aos alunos dividem-se entre os macrocampos, com acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
Cada escola participante do programa oferece diferentes opções de atividades, como aulas de judô, natação, práticas circenses, rádio escolar, jornal escolar, produção de textos, danças, karatê, robótica, capoeira, percussão, violão, flauta doce, canto e coral ou banda e fanfarra, entre outras.