da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Estudo técnico foi apresentado à prefeita Dárcy Vera, que solicitou a complementação do memorial descritivo
Uma nova etapa foi iniciada para a efetivação de uma das maiores interferências estruturais realizadas no município. Garantindo modernidade e mais qualidade de vida à população, o estudo técnico, topográfico e cadastral das obras de mobilidade urbana – PAC II - Mobilidade Médias Cidades, foi tema da reunião realizada na manhã desta terça-feira, dia 05, no Palácio Rio Branco, entre a prefeita Dárcy Vera e secretários municipais.
A chefe do Executivo solicitou a complementação do memorial descritivo, que será encaminhado a Caixa Econômica Federal nos próximos dias e antecede a abertura de licitação para o início das obras. Conforme explicou o secretário de Obras, Abranche Fuad Abdo, o levantamento foi realizado acerca dos números de árvores, postes, entradas de carros e todas as possíveis interferências na construção dos corredores estruturais.
O projeto, que tem valor total de R$ 310 milhões (sendo o valor financiado de R$ 278.763.189,00 e a contrapartida do município de R$ 31.908.984,00), compreende a implantação da rede integrada do novo transporte coletivo, baseada na estruturação de corredores operacionais, projetados com infraestrutura da via, pontos de parada, comunicação e informação, painel de informações, sinalização viária e urbanização.
“Trata-se de mais uma grande vitória para a nossa cidade. Este projeto dá continuidade ao trabalho que transforma a cidade e traz melhorias para a população. O município tem crescido, e é preciso acompanhar o desenvolvimento, com novos investimentos e estudos que permitam a realização de ações que atendam a necessidade de todas as regiões”, destaca Dárcy.
Também participaram da reunião, os secretários de Governo, Osvaldo Ceoldo; da Casa Civil, Layr Luchesi Junior; o diretor superintendente da Transerp, Willian Latuf, e o coordenador de Projetos, Nério Costa.
Projeto Total - O projeto de Ribeirão Preto conta com corredores estruturais, numa extensão total de 56 km, calçadas e equipamentos de acessibilidade, terminais, abrigos nos corredores, 30 km de ciclovias nas avenidas Antônia Mugnato Marincek, Recife, Thomaz Alberto Whately, Café, Rio Pardo, Presidente Kennedy, Costábile Romano e Luzitana.
Também constam no projeto, as seguintes obras viárias:
- Viaduto na avenida Jerônimo Gonçalves com a avenida Francisco Junqueira
- Ponte interligando as ruas José Bonifácio e Paraíba, sobre o Córrego Retiro Saudoso;
- Ponte interligando as ruas Tamandaré e Visconde de Inhaúma, sobre o Córrego Retiro Saudoso
- Ponte interligando as ruas Barão do Amazonas e Benjamin Constant, sobre o Córrego Retiro Saudoso
- Passarela interligando a Rodoviária ao Mercado Municipal/ Centro Popular de Compras, sobre a avenida Jerônimo Gonçalves
- Túnel interligando a Av. Antônio Diederichsen à avenida Presidente Vargas
- Túnel interligando a avenida Presidente Vargas à avenida Independência
- Viaduto na avenida Brasil sobre a avenida Thomaz Alberto Whately
- Viaduto na avenida Brasil sobre a avenida Mogiana
- Viaduto interligando a avenida Antônio Diederichsen à avenida Maria de Jesus Condeixa, sobre a avenida Francisco Junqueira
- Adequação do complexo viário na interligação das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen
- Ponte na avenida Antônia Mugnato Marincek, sobre o Córrego das Palmeiras
- Duplicação da avenida Antônia Mugnato Marincek