Secretaria da Saúde promove capacitação para profissionais das salas de vacina

6/8/2014 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Curso de atualização está programado para os dias 11, 15, 19 e 22 de agosto

A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde programou para este mês de agosto um curso de atualização e treinamento para as equipes que atuam nas salas de vacinas da rede municipal. O curso será realizado nos dias 11, 15, 19 e 22 de agosto, no auditório do Centro de Referência em Especialidades, localizado na rua Prudente de Morais, 35, na região central. “A cada dia será abordado um tema diferente e o profissional pode escolher qual deles quer participar”, afirma a enfermeira Larissa Gerin, coordenadora do Programa de Imunização.

No dia 11, das 8h às 11h30, será abordado o tema “O papel do enfermeiro na sala de vacina”, bem como sua responsabilidade técnica, conceitos, imunologia, imunização, técnicas de aplicação e BCG. O tema será ministrado pelas enfermeiras Larissa Gerin e Selma Inês Castaldelli Junqueira, da Central de Imunobiológico. Das 13h30 às 17h, elas falam sobre vacinas vivas (FA, Varicela, Rotavirus, VOP e Tetraviral).

No dia 15 de agosto, das 8h às 11h30, a enfermeira Maria Elvira Santos de Lucca, da equipe da Vigilância Epidemiológica do Distrito Central, vai falar sobre as vacinas não vivas (VIP, Penta, DPT, DPTa e dT). Das 13h30 às 17h serão abordadas “Outras Vacinas”, como Pneumo 10, Pneumo 23, Meningo C, Influenza, Hepatite B e HPV, pela enfermeira Larissa Gerin.

A enfermeira Luzia Márcia Romagnolli Passo, da equipe da Vigilância Epidemiológica do Distrito Oeste, vai falar da vacina Antirrábica, nos dois períodos, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. “Quem não puder ir no período da manhã, tem a opção da tarde. O importante é participar”, acrescenta Larissa.

No dia 22 de agosto serão discutidos dois temas. O primeiro é “Rede de Frio” (alteração de temperatura e calendários”, pela enfermeira Larissa Gerin e, no período da tarde, o “Sistema Hygia”, pela enfermeira Márcia Ferreira Frederico, da equipe da Divisão Epidemiológica.

Compartilhe no Whatsapp