da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Festa da Cultura Japonesa teve início nesta sexta-feira, dia 08, e segue até este domingo, dia 10, no Alto do São Bento
Mais de 70 mil pessoas são esperadas nos três dias de evento de um dos principais festivais da cultura japonesa, que teve início nesta sexta-feira, dia 08, no Alto do São Bento. A abertura do 21º Festival Tanabata contou com apresentações da cultura japonesa, além da presença de autoridades, como o presidente do Festival, Teruo Abe, o presidente da Associação Cultural Japonesa, Sadao Sakai, o presidente da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto, Hazime Nakamura, o monge do Templo Budista, Tadao Sawanaka e o secretário da Cultura, Alessandro Maraca, que ressaltou o crescimento e visibilidade do evento.
“A cada ano o festival tem ampliado sua estrutura e renovado sua programação com o objetivo de atender com qualidade o número crescente de visitantes. O Tanabata alcança sua maioridade se firmando como um dos maiores eventos no que se refere ao resgate das tradições japonesas. Por isso temos um olhar especial para esta festa e mantemos o objetivo de crescer ainda mais a cada edição”, ressaltou Maraca.
A 21ª edição do Tanabata traz mais de 70 atrações, entre música, teatro, dança, artes marciais, cosplay, culinária típica, origami, oficinas de videogames e RPG. Neste ano, uma das novidades serão as oficinas de culinária que ensinam o preparo de sushis e sashimis, pratos tradicionais da cozinha japonesa. O festival é realizado pela Sociedade Cultural Japonesa e Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto, com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.
Tanabata - Conhecida como a maior festa tradicional do Japão no Brasil, o Tanabata ou “Festa das Estrelas” é baseado em uma lenda milenar japonesa, que relata a história da princesa Orihime e seu amado Kengyu. O casal se encontra apenas uma vez por ano.
Estrutura - Os expositores estarão distribuídos em três áreas distintas, sendo duas áreas destinadas para alimentação e uma área para produtos secos: objetos artesanais, decoração e serviços. Um palco montado na parte mais alta do Parque Municipal Morro do São Bento proporciona ao público maior visibilidade dos espetáculos. Toda a área que compreende o Parque Municipal Morro do São Bento, inclusive o espaço aéreo, é decorado com kussudamas (enfeite confeccionado com flores e fitas de papel colorido representando as estrelas).
Serviço Gratuito de Vans - Neste ano será oferecido o serviço gratuito de vans, para levar os visitantes dos estacionamentos conveniados (na região central) até o Alto do São Bento. Os estacionamentos conveniados estão localizados na avenida Jerônimo Gonçalves, 267, e na Mariana Junqueira, 473, com funcionamento nos três dias de Festival, nos seguintes horários: sexta-feira, dia 8, das 18h às 1h; Sábado, dia 9, das 10h e s 1h
Domingo, dia 10, das 10h às 1h. Ao todo serão 860 vagas rotativas.