Prefeitura define medidas de contenção de despesas

11/9/2014 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A prefeita Dárcy Vera convocou todos os secretários municipais e diretores de autarquias nesta quarta-feira, 10, para comunicar medida de adequação no orçamento do Governo Municipal. A prioridade da prefeita é o pagamento dos fornecedores em dia. Para isso, ficou definida a contenção de gastos, eliminando a criação de novas despesas e garantindo a prestação de todos os serviços à população.

A medida foi tomada para adequar a Prefeitura de Ribeirão Preto ao cenário econômico nacional, que apresenta dificuldades a todos os municípios brasileiros. A queda de repasses, como do IPVA, do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), comprometeu os gastos das prefeituras. Só em Ribeirão Preto, de janeiro a julho deste ano, a queda nos repasses foi de aproximadamente R$ 50 milhões, o que representa quatro meses de pagamento de fornecedores. Por conta disso, a previsão orçamentária da Administração Municipal não se concretizou e a arrecadação foi menor do que o estimado.

“Cortes precisam ser feitos para que honremos nossos compromissos com os fornecedores. A situação é delicada, mas é um momento de apertar os cintos. Pretendemos quitar todos os débitos já nos primeiros meses do ano que vem. A queda na arrecadação foi muito grande, o equivalente a quatro meses de pagamentos dos fornecedores, e isso fez com que tivéssemos que nos readequar”, afirmou a prefeita. O controle das finanças será feito por uma comissão gestora formada na Administração Municipal.

Ainda de acordo com a prefeita, a criação de novas despesas, por enquanto, está vetada. “Vamos adequar toda a nossa receita garantindo a prestação de serviços de qualidade à população. Todas as prefeituras do Brasil estão reduzindo os gastos e há uma consciência coletiva, do executivo, do legislativo e da própria sociedade, de que é preciso economizar”, disse.

Compartilhe no Whatsapp