da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Desde o último sábado, dia 11, quando entrou em vigor a medida que elimina o pagamento da tarifa de ônibus em dinheiro, cerca de 97% dos usuários comuns de ônibus, que não desfrutam de benefício tarifário, estão pagando a passagem com o cartão Nosso.
Apenas 2,9% dos usuários pagaram, no último final de semana, a tarifa em dinheiro ao motorista, obtendo o cartão no ato do embarque. O valor de R$ 5,00, pago diretamente ao motorista, corresponde à tarifa única (R$ 3,00), acrescida do custo do cartão (R$ 2,00). O passageiro, de posse do cartão, poderá recarregá-lo e utilizá-lo nas próximas viagens, ou devolvê-lo junto ao Consórcio PróUrbano. Neste caso será reembolsado em R$ 2,00.
Antes da medida entrar em vigor, apenas 35% dos usuários sem benefício tarifário pagavam com cartão.
O pintor Marcelo Furtado Froes passou pela Estação Rodoviária para adquirir o Cartão Cidadão
O pintor Marcelo Furtado Froes passou pela Estação Rodoviária para adquirir o Cartão Cidadão porque pagava a tarifa do ônibus em dinheiro quando precisava usar o transporte coletivo. “Achei ótimo ter um cartão para pagar a tarifa. Vai evitar assaltos e usei a máquina sem dificuldades”.
Em 20 locais estratégicos de Ribeirão Preto foram instalados terminais de autoatendimento. A Estação Rodoviária é um deles. Funcionários do Consórcio PróUrbano estão no local para orientar e ajudar aquelas pessoas que ainda estão sem o Cartão Cidadão.
Delmo Ribeiro de Jesus mora em Dumont e sempre vem a Ribeirão Preto. Já fez o cartão Cidadão
O servente de pedreiro Delmo Ribeiro de Jesus mora em Dumont e sempre vem a Ribeirão Preto. Ao descer do ônibus na Rodoviária foi até o terminal de autoatendimento e já fez o Cartão Cidadão. “Lá em Dumont fiquei sabendo que a partir de agora precisaria de um cartão para usar o transporte coletivo em Ribeirão Preto. Já tirei o meu, sem complicações”.
Paulo Torres, que já trabalhou como motorista de ônibus, concorda com a retirada do dinheiro para pagamento da tarifa
Paulo Torres, que já trabalhou como motorista de ônibus, concorda com a retirada do dinheiro para pagamento da tarifa. “Sei como é difícil se preocupar com o trânsito e com o troco do passageiro. A partir de agora os motoristas de ônibus terão mais tranquilidade para dirigir e até farão um trabalho melhor”.
O motorista Benedito Alves de Souza afirmou que poucos passageiros estão sem o cartão
O embarque dos passageiros nos ônibus também está sendo muito tranquilo. O motorista Benedito Alves de Souza afirmou que poucos passageiros estão sem o cartão. “Todos já estavam sabendo da mudança e providenciaram o cartão antes de sábado. Poucos passageiros pagaram R$ 5,00 até agora”.
No meu ônibus pouquíssimas pessoas pagaram em dinheiro nesta segunda-feira”, reforçou o motorista de ônibus Antônio de Paula
“No meu ônibus pouquíssimas pessoas pagaram em dinheiro nesta segunda-feira. Todos aderiram à medida, que é melhor para o motorista e melhor para o passageiro também”, reforçou o motorista de ônibus Antônio de Paula.
Cartão Cidadão – O cartão Cidadão foi criado para atender aquelas pessoas que não se enquadram em nenhuma das outras categorias de cartões existentes.
Quem ainda não possui o cartão Cidadão pode obtê-lo no posto de recarga mais próximo de casa. Os endereços estão no site www.nossoritmoribeirao.com.br, no ícone Postos de Recarga / Rede Ponto Certo. São 425 postos de recarga espalhados pela cidade disponíveis para a emissão do Cartão Cidadão.
Quem preferir pode ainda solicitar o Cartão Cidadão pela internet, acessando o sitewww.portalcidadao.prourbanorp.com.br ou www.nossoritmoribeirao.com.br
Após o cadastro no site, o Cartão Cidadão é enviado pelos Correios em três dias úteis, juntamente com um encarte contendo informações de como o usuário deverá proceder para desbloquear o cartão, o que poderá ser feito pelos referidos sites.