da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Coordenado pelas agentes comunitárias de saúde, evento teve por objetivo realizar busca ativa de mulheres que não fazem a mamografia
Nove agentes comunitárias de saúde da UBS (Unidade Básica de Saúde) Mamoro Kobayashi, localizada no distrito de Bonfim Paulista, coordenaram na última quarta-feira, dia 15, as atividades preventivas sobre o câncer de mama e de colo de útero, que marcam o Outubro Rosa. Elas ainda produziram um grande laço que foi colocado na frente da unidade, uma faixa de alerta e cartazes informativos. “Elas fizeram um trabalho maravilhoso, que mobilizou a comunidade”, afirmou Fátima Heck, membro da equipe do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria da Saúde.
Logo no início da manhã, elas estiveram no Centro de Qualificação Profissional e se uniram com as senhoras que praticam atividades físicas no local e fizeram uma passeata ao redor da Praça Central.
Depois fizeram uma panfletagem com material educativo no semáforo da Praça, alertando sobre a necessidade das mulheres realizarem a mamografia, principalmente aquelas que estão entre 50 e 69 anos e que não fazem a mamografia há mais de dois anos.
A mesma planfletagem educativa acontece no período da tarde, em frente à Creche Thomaz Urbinatti. A atividade contou com a parceria de estudantes da Unaerp.
Outubro Rosa - É um movimento popular conhecido internacionalmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Mas, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.