Campanha de vacinação contra a raiva começa pelas regiões Norte e Oeste

23/10/2014 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto vai iniciar a Campanha de Vacinação contra a Raiva neste sábado, dia 25, com 14 postos na região Norte e 15 na Oeste (veja relação completa abaixo), que funcionarão das 10h às 18h. “Além disso, também iremos oferecer a vacina aqui na sede do Centro de Controle de Zoonoses, das 7h às 19h”, explica a chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Stefânia Dallas.

O Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento da Secretaria da Saúde decidiu antecipar a campanha de vacinação antirrábica para o próximo sábado, dia 25 de outubro. Inicialmente, a campanha estava marcada para o período de 3 a 14 de novembro.

A decisão pela antecipação foi tomada após a confirmação de dois casos de raiva animal: um na região do Jardim Salgado Filho e outro no bairro Jardim Presidente Dutra. Nos dois casos, a suspeita é de que a contaminação dos animais ocorreu por contatos com morcegos.

Para prevenir que outros animais fossem contaminados, agentes de controle de vetores e zoonoses fizeram vacinação de bloqueio nos dois bairros. No sábado, dia 18, foram aplicadas 584 vacinas nos animais domésticos do Jardim Salgado Filho e, na terça-feira, dia 21, foram aplicadas 861 na região do Jardim Presidente Dutra.

Como muitas residências estavam fechadas naquela região, a equipe deu continuidade ao trabalho nesta quarta-feira, dia 22, sendo aplicadas outras 110 doses da vacina antirrábica em cães e gatos, totalizando, assim, 971 vacinas no Jardim Presidente Dutra. “Com o início da campanha, pedimos à população que leve seus animais de estimação para tomar a vacina. Mesmo aqueles que não ficam nas ruas estão expostos à doença, por causa dos morcegos”, afirmou Stefânia.

Além do Centro de Controle de Zoonoses, a vacina também está disponível gratuitamente, de segunda a sexta-feira, nas distritais do Departamento de Vigilância em Saúde, das 9h às 16h.

Confira abaixo os endereços:

Central – Rua Dr. Loyola, 756

Leste – Rua Sebastiana Monteiro Faciolli, 30

Norte – Rua Valentim João Moretti, 198

Oeste – Rua Adalberto Pajuaba, 148

Sul – Rua Nabuco de Araujo, 71

Compartilhe no Whatsapp