da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O Cemei Virgílio Salata, no bairro Ipiranga, acaba de ver uma de suas alunas do 6º ano se classificar para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. Gisele Rodrigues de Oliveira tem 12 anos e é autora do poema “Entre o céu e a terra, um Ribeirão”, um dos 125 melhores de todo o Brasil.
Pela classificação, a aluna ganhou uma viagem a Belo Horizonte, acompanhada da professora de Língua Portuguesa, Ana Carla de Souza, com todas as despesas pagas pela organização da competição. Elas devem partir na próxima semana e ficar na capital mineira de 28 a 30 de outubro.
A ansiedade das duas pela viagem só não é maior que a alegria pela conquista, que começou na disputa entre os alunos da própria escola, passou pelas fases municipal e estadual e agora chega à etapa regional.
Segundo Gisele, o gosto pela escrita é muito grande, assim como o sentimento por Ribeirão Preto, tema do poema premiado. No texto, a aluna faz contrapontos entre as características da cidade e manifesta sua felicidade por morar aqui.
A professora Ana Carla, ingressante do último concurso público na rede municipal de ensino, explica que trouxe para a sala de aula um olhar diferenciado sobre Ribeirão Preto, uma vez que ela é da vizinha Pradópolis, e que aprendeu muito sobre a cidade.
“Refletimos e trocamos opiniões importantes durante as aulas. Descobri coisas sobre Ribeirão Preto pela experiência dos próprios alunos, o que sem dúvida, é muito gratificante”, afirmou.
Os alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto têm se destacado nas competições e premiações pedagógicas que participam. Recentemente, Gabriel Sarmento de Oliveira, de apenas 7 anos, aluno da Emef Profª. Maria Ignêz Lopes Rossi, conquistou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia.