Plano Diretor revisado já está na Câmara Municipal

23/10/2014 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Os secretários da Casa Civil, Layr Luchesi Junior, e de Planejamento, Fernando Píccolo, acompanhado pelo arquiteto José Antonio Lanchoti, entregaram na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, o Plano Diretor revisado e suas justificativas. O documento foi entregue ao presidente do Legislativo, Walter Gomes, e contou com a presença dos vereadores Bebé, Capela Novas, Ricardo Silva, Bertinho Scandiuzzi, André Luiz da Silva, Maurílio Romano, Genivaldo Gomes e Cícero Gomes da Silva.

Segundo o secretário Layr Luchesi Junior, a partir de agora, “o legislativo pode coordenar audiências e propor alterações para melhorar o que já foi discutido com a sociedade”. Já o secretário de Planejamento, Fernando Piccolo, esclareceu que a preocupação com as questões ambiental e urbana, que já eram pensadas anteriormente, foram incorporadas oficialmente ao Plano Diretor.

O arquiteto José Antonio Lanchoti explicou que, ao contrário do documento anterior, que tinha a zona Sul como vetor de crescimento, este Plano Diretor aponta que a cidade cresceu em todas as direções.

O Plano Diretor foi assinado pela prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, na tarde desta quarta-feira, dia 22, em seu gabinete, no Palácio Rio Branco. Após passar por reuniões junto ao Comur (Conselho Municipal de Urbanismo) e audiências públicas para a adequação do texto, o Plano Diretor e sua justificativa técnica ficaram prontos. “Neste texto foram acrescentadas alterações referentes às sugestões feitas por participantes das audiências públicas e também por técnicos do Comur”, acrescentou a prefeita Dárcy Vera.

Sobre o Plano Diretor - Trata-se de uma das principais leis municipais para definir o planejamento da cidade para os próximos anos. Vários pontos da revisão do Plano podem ser destacados. Eles se concentram nos capítulos da mobilidade urbana, do saneamento e do meio ambiente: deslocamento do cidadão, eficiência do transporte público, preservação do Aquífero Guarani e demais reservas ambientais e parques urbanos, princípios de qualidade nos eixos água, esgoto, lixo e drenagem, ampliação dos conceitos sobre acessibilidade, princípios da Política de Habitação, modelo do formato de crescimento.

Compartilhe no Whatsapp