da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Representantes de nove unidades de saúde participaram da 2ª Exposição Artesanal com Materiais Recicláveis dos Trabalhadores da Secretaria da Saúde, organizada pelo setor de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS). “Os trabalhos apresentados mais uma vez nos surpreenderam pela criatividade ”, afirmou a enfermeira Regina Helena von Atzingen, responsável pelo setor.
Além dos trabalhadores da saúde, também estavam expostos trabalhos realizados por pacientes do Caps – Centro de Atenção Psicossocial- que fazem os materiais nas sessões de terapia. “São trabalhos bem feitos e com utilidade para nosso dia a dia”, acrescentou ela.
O evento teve por objetivo comemorar o segundo aniversário da promulgação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) em 2 de agosto de 2010, que representa um marco histórico. “Essa política representa um novo paradigma e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao país no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos”, justificou a enfermeira.
Segundo ela, essa política determina a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).