da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional de Ribeirão Preto recebeu esta semana, manequins que serão utilizados na capacitação dos profissionais, por meio do NEU (Núcleo de Educação em Urgências). Os equipamentos foram doados pelo Hospital alemão Oswaldo Cruz (HAOC) mediante convênio com Ministério da Saúde.
Os manequins, avaliados em R$ 27 mil, serão utilizados nas capacitações de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) adulto modelo ResusciAnne Laerdal®; infantil ResusciBaby Laerdal®, torso para procedimentos em vias aéreas Laerdal® Airway Management, cabeça para intubação pediátrica Laerdal®. “Além dos manequins também foi doado um equipamento multimídia para projeção de imagens durante as atividades didáticas”, explica o coordenador do Samu Regional, Marcelo Dinardi.
O médico explica que os equipamentos serão de fundamental importância nas atividades práticas de capacitação dos profissionais atuantes no Samu, mediante uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. “O emprego dos manequins permite aquisição e aprimoramento de habilidades psicomotoras indispensáveis aos atendimentos de urgência e emergência exercidos pelo Samu”, acrescentou.