da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Cerca de 30 profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ribeirão Preto participaram do simulado de pane em aeronave com pouso forçado realizado na manhã quinta-feira, dia 27, no Aeroporto Leite Lopes. Este simulado faz parte do Treinamento Anual dos Funcionários Brigadistas do Aeroporto, em cumprimento ás exigências da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
O treinamento teve o objetivo de sincronizar as equipes para o atendimento de excelência em caso de grandes eventos/catástrofes, por isso participaram da ação todas as instituições que atendem urgências como Samu, Bombeiros, Medicar, Resgate São Francisco, Unimed, hospitais e universidades, IML (Instituto Médico Legal), Polícias Civil e Militar, além de Perícia Criminal.
A simulação foi de uma aeronave com problemas mecânicos, que precisou fazer um pouso de emergência, seguido de incêndio. “Essa aeronave contava com 25 passageiros. Foram simulados dez óbitos, cinco vítimas em estado gravíssimo (vermelha), cinco graves (amarelo) e cinco vítimas leves”, explicou o médico Leonel Figueira.
Da rede municipal de saúde participaram profissionais das equipes do Samu, das UBDS (Unidades Básicas Distritais de Saúde) e Central de Regulação Médica.