Concurso que premia textos e desenhos autorais é lançado pela Fundação Feira do Livro

11/2/2015 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Fundação Feira do Livro lança nesta quarta-feira, dia 11, o Prêmio Literário Rubem Alves, concurso que seleciona textos e desenhos e faz parte da programação da 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 14 a 21 de junho.

A cada edição da Feira, que completa 15 anos em 2015, trabalhos de alunos das escolas públicas de Ribeirão Preto e textos de autores de todo o país são avaliados por uma comissão especializada. Os melhores trabalhos são premiados durante a Feira Nacional do Livro com leitores digitais, smartphones e tablets, além de livros.

As inscrições podem ser feitas até 31 de março. O regulamento completo está no –www.feiradolivroribeirao.com.br – site da Feira. O lançamento oficial do Prêmio acontece nesta quarta, 11, nos Estúdios Kaiser de Cinema (rua Mariana Junqueira, 33), às 19h. É preciso confirmar presença previamente no evento pelo telefone (16) 3911-1050.

O concurso é dividido em duas categorias: Estudantil, para alunos de Ribeirão Preto, e Adulto, aberto a qualquer escritor profissional ou amador do país com mais de 18 anos.

Os vencedores serão anunciados durante a Feira. A premiação é dividida em categorias. Crianças com até 10 anos de idade podem concorrer com desenhos sobre o tema “Quem tem medo de dizer não?”.

Com o tema “O encontro do tema com a nossa imaginação?”, a categoria estudantil ainda tem as modalidades Poema, para crianças de 11 a 13 anos, e Conto para os alunos com idade de 14 a 17 anos. As escolas são responsáveis pela seleção dos três melhores trabalhos de cada categoria e pelo envio das inscrições para a comissão julgadora do Prêmio Literário.

Já o público com mais de 18 anos pode concorrer na categoria Adulta. Qualquer pessoa no país pode se inscrever no máximo uma vez em cada uma das quatro modalidades: Crônica, Conto, Poema e Ensaio. O tema para as três primeiras é: “Chegou a hora de realizar o Brasil”, e para o Ensaio: "A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente”.

Além de aparelhos eletrônicos, todos os premiados também levam um kit com três livros e um dicionário, além de terem o trabalho publicado pela Fundação Feira do Livro. Os professores responsáveis pela inscrição de alunos vencedores também são premiados.

Os projetos podem ser entregues pessoalmente ou pelo correio, no seguinte endereço: Fundação Instituto do Livro de Ribeirão Preto – Prêmio Literário da Feira do Livro – Centro Cultural Palace – Rua Álvares Cabral, 322 – 1°andar – esquina com a Rua Duque de Caxias – Ribeirão Preto –SP – CEP 14010-080.

O Prêmio Literário da Feira do Livro foi criado pela Academia Ribeirãopretana de Letras, tem apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Fundação Instituto do Livro e Comitê PROLER de Ribeirão Preto. Também promovem o prêmio a Fundação Feira do Livro, a Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, a União Brasileira de Escritores/RP, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e o Proyecto Cultural SUR/Brasil.

Compartilhe no Whatsapp