da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Entre veiculares e de pedestres, já foram substituídas 2.349, ou seja, 36% das lâmpadas dos semáforos em Ribeirão Preto, dentro do projeto de eficiência energética em semáforos, conforme termo de cooperação entre a Prefeitura de Ribeirão Preto e a CPFL.
Pelo projeto serão substituídas 6.529 lâmpadas, sendo a maioria incandescente, num total de 470 cruzamentos semaforizados.
A Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, fiscaliza o trabalho de troca das lâmpadas, fornecendo suporte de trânsito de segunda à sexta-feira, das 22h às 5h. A operação, a cargo da CPFL, acontece sempre no período noturno.
A vida útil das lâmpadas de led é de 100 mil horas, cerca de 10 anos, bem superior às lâmpadas incandescentes, que têm vida útil de 10 mil horas, aproximadamente um ano.
O custo para a prefeitura é zero e para a CPFL é de R$ 1.700.000,00, com previsão de conclusão de seis meses. A CPFL, por lei, investe 5% da sua arrecadação em programas de eficiência energética. Campinas, Santos, Americana e Sumaré já são beneficiadas pelo projeto de eficiência energética em semáforos da CPFL.