Profissionais de saúde participam de capacitação sobre tuberculose

9/3/2015 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O próximo dia 24 de março é o Dia Mundial da Tuberculose. A data foi criada em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares, em homenagem aos 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Para marcar a data, durante o mês de março, a Secretaria da Saúde promoverá atividades que visam sensibilizar a população e os profissionais de saúde para estarem alertas contra a doença. “A tuberculose está espalhada por todo o mundo e, embora seja especialmente frequente nas regiões em que as populações têm maiores carências sociais, ela pode atingir pessoas de todas as classes socioeconômicas, sendo a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos, e a primeira causa de morte em pessoas vivendo com HIV/Aids”, afirma a enfermeira Lis Aparecida de Souza Neves, coordenadora do Programa Municipal DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) Aids, Hepatites Virais e Tuberculose.

A partir desta terça-feira, dia 10, a Secretaria da Saúde inicia uma série de capacitações envolvendo profissionais da rede de saúde e das unidades prisionais, tanto em relação ao novo exame para detecção da doença, como também nas ações de seu controle.

Por ser considerado um município prioritário para o controle da tuberculose, Ribeirão Preto recebeu do Ministério da Saúde o equipamento que realiza o Teste Molecular Rápido para Tuberculose. Desde outubro, este exame está disponível na rede básica de saúde, sendo realizado no Laboratório Municipal. “É uma nova tecnologia, que tem contribuído para o diagnóstico precoce, objetivando assim, diminuir as consequências mais graves da doença e a circulação do bacilo na comunidade”, explica a enfermeira.

Até o momento, o Laboratório Municipal de Ribeirão Preto, foi o único da região a receber o equipamento e a disponibilizar esta tecnologia, fazendo parte da Rede Brasileira de Testes Rápidos de Tuberculose. Segundo Elaine Minto, chefe do Laboratório Municipal, “o exame comum demorava cerca de 10 dias para ter o resultado. Com o teste molecular hoje o resultado sai no mesmo dia, ou no máximo em 24 horas dependendo do horário em que ele chega ao laboratório”.

No município de Ribeirão Preto, em 2014, foram diagnosticados 187 casos de tuberculose; embora atualmente a doença conte com um bom tratamento, fornecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), infelizmente ainda apresenta alta letalidade, com média anual de 13% de óbitos entre os doentes. “O tratamento do doente é a melhor forma de evitar a disseminação da tuberculose. Toda pessoa que apresente tosse persistente, por mais de três semanas, deve procurar o serviço de saúde e fazer o exame de escarro, para pesquisar a doença”, conclui a coordenadora do programa.

Compartilhe no Whatsapp