Em busca de adaptação climática, seleção de caratê embarca para o Canadá

12/3/2015 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Enquanto temperatura em Ribeirão Preto passa dos 30° C, Toronto alcança até -2° C; grupo se concentra a uma semana do Qualify e do Pan-Americano

Além de lutar contra difíceis adversários no tatame, a Seleção Brasileira de Caratê irá enfrentar uma grande diferença de clima no Canadá, onde na próxima semana disputará o Qualify, que dá vaga aos Jogos Pan-Americanos, e o Campeonato Pan-Americano. Por isso, parte do grupo embarcou na madrugada desta quinta-feira, dia 12, com uma semana de antecedência.

Enquanto em Ribeirão Preto, onde vivem alguns atletas e o técnico e coordenador Ricardo Aguiar, a temperatura passa dos 30° C nessa época do ano, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em Toronto ela pode atingir até -2° C, de acordo com o site weather.com

“Nós decidimos concentrar antes pela importância dos dois torneios. Está sendo praxe agora na Seleção dar prioridade para isso. Principalmente pela aclimatação, é muito importante. São cerca de 10h de viagem, além de longa e cansativa, de cara você encontra uma temperatura de 25° C, 30° C abaixo do que estamos vivenciando todo dia”, disse Ricardo Aguiar, citando também o clima de competição que será adquirido no local.

Até o fim das competições, no dia 22, o grupo ficará hospedado em um hotel a cerca de 3 km do ginásio onde serão realizadas as lutas. Os treinamentos serão feitos em uma academia da região, cedida por uma ex-atleta e ex-presidente da confederação que gere o caratê no Canadá.

“Nós queremos que o atleta chegue 100% preparado, não se preocupe com absolutamente nada. Que nada o incomode. Nenhuma situação física, de estrutura, clima. Por isso também estamos indo antes. Venho solicitando essa preparação maior desde o último mundial, e a importância a gente está vendo dentro do tatame. O Brasil está entre as dez melhores equipes do mundo, temos que nos portar dessa forma”, afirmou Aguiar.

Dia 18, no Qualify, competirão Maike Steffen, Milton Menezes e Vinicius Figueira, da equipe de Ribeirão Preto (Secretaria Municipal de Esportes – SME/Total Health/Clínica Collucci/Instituto Ricardo Aguiar). Além dos três, Cristian Tavares, Érica Santos, Bianca Mafra e Beatriz Mafra disputarão o Campeonato, a partir do dia 19.

Compartilhe no Whatsapp