da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Enfermeiras foram recepcionadas por coordenadores e integrantes do Projeto
As enfermeiras Michaela Waidelich, Cari Illa, Stephanie Garrett, Jenny Vang, Trisha Backus e Dana Lehrer, acompanhadas pela professora Janet Reilly da University of Wisconsin Green Bay – USA estão em Ribeirão Preto conhecendo o sistema público de saúde. Acompanhadas pelas professoras Débora Falleiros de Mello e Maria Helena Caliri, da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, elas foram conhecer o Projeto Samuzinho, desenvolvido pelo NEU (Núcleo de Educação em Urgência) do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Elas foram recepcionadas pelos coordenadores e pelas crianças que concluíram o projeto no final do ano passado. “Nós apresentamos a elas como surgiu o projeto e seus objetivos. Ao final da visita, as crianças presentes fizeram uma pequena demonstração do aprendizado”, explicou o enfermeiro José Carlos Rios, um dos coordenadores do projeto.
Nesta quarta-feira, dia 18, às 14h, as enfermeiras estarão de volta para realizarem uma atividade prática com as crianças. “A professora Janet Reilly nos convidou para irmos até aos Estados Unidos para conhecermos a realidade deles junto a educação em situações de emergenciais, realizadas nas escolas de lá”, acrescentou.
O Samuzinho tem a finalidade de instruir as crianças sobre as medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega. As aulas são realizadas uma vez por semana e ministradas por enfermeiros do Samu de Ribeirão Preto, em vários locais diferentes, como a base do Serviço, no Corpo de Bombeiros e no Setor de Regulação da Secretaria da Saúde.
O Projeto Samuzinho de Ribeirão Preto é o único protocolado junto ao Ministério da Saúde. Representantes de estados como Mato Grosso e Bahia já solicitaram informações sobre seu funcionamento. “Já conseguimos recursos para aquisição de uma viatura equipada, que será utilizada nos treinamentos”, afirma o enfermeiro José Carlos Rios, um dos coordenadores do Projeto.
Nova turma – Na próxima sexta-feira, dia 20, os coordenadores do Samuzinho vão realizar entrevista com os pais dos novos integrantes. O encontro será às 19h, na base do Samu. “Vamos definir o horário das novas turmas que totalizam
50 novos integrantes para o ano de 2015”, completou.