Bob, um lhama, é a nova atração do Bosque Zoo Fábio Barreto

1/4/2015 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A nova atração do Bosque/Zoo Fábio Barreto, um filhote de lhama chamado Bob, já pode ser visitado a partir desta quarta-feira, dia 1º. O animal nasceu no zoológico de Bauru e foi enviado para Ribeirão Preto.

Considerado muito dócil, o filhote de lhama, com 10 meses, ganhou o nome de Bob dos funcionários do Bosque, em referência ao cantor de reggae jamaicano Bob Marley, que possuía uma grande cabeleira rastafári. Seu pelo é marrom, preto e branco.

Bob tem aproximadamente 1,60m de altura até a cabeça, mas deve alcançar cerca de 2 metros, na idade adulta. A espécie vive, em média, 25 anos.

Sua alimentação é 70% a base de capim, mas ele também come ração, frutas e verduras.

“Há muitos anos o Bosque Fábio Barreto abrigou um casal de lhama. Agora, com a chegada do Bob, queremos encontrar uma fêmea para ele”, ressalta o zootecnista e chefe do Bosque, Alexandre Carvalho Gouvêa.

Lhama - É um mamífero ruminante, parente próximo da Alpaca, do Guanaco e da Vicunha.

Seu pescoço é alongado e seu pelo, fino e longo, tem cores em tonalidades diferentes. Sua cabeça é oval, diferente da cabeça redonda das alpacas.  

Os Lhamas habitam os arredores da Cordilheira dos Andes, em países como Bolívia, Chile, Peru, Argentina e Equador. São animais que foram domesticados há aproximadamente 4000 anos, sendo que hoje não são mais encontrados lhamas selvagens.

A gestação dura aproximadamente 11 meses, e o filhote da lhama pesa, ao nascer, cerca de 11 kg. Outra curiosidade da espécie é que as lhamas têm o hábito de cuspir em outros lhamas, e mesmo no homem, com o objetivo de intimidar.

Compartilhe no Whatsapp