Animais do Bosque: Dani, a Babuína-sagrada

7/5/2015 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A macaca chegou ao zoológico de Ribeirão Preto em 2009

Entre os mais de 600 animais do Bosque e Zoológico Fábio Barreto em Ribeirão Preto, muitos animais se destacam e são como uma identidade para o local. Entre esses animais está a Dani, uma macaca da espécie Babuíno-sagrado (Papio hamadryas).

Dani chegou ao Zoológico Municipal em abril de 2009, vinda do Zoológico de Campinas, local onde nasceu. Passou alguns dias pelo quarentenário, espaço utilizado para adaptação do animal. Após sua adaptação, Dani foi colocada junto com outra macaca da mesma espécie, chamada de “Flora”.

O Babuíno-sagrado é uma espécie originária do norte da África e sudeste da Arábia, estendendo-se para a Ásia. Ao contrário dos macacos, os babuínos passam a maior parte do tempo no chão. Suas caudas não são preênseis, ou seja, não possuem a capacidade de agarrarem em galhos, por exemplo.

Os babuínos são grandes lutadores e demonstram pouco medo de outros animais, inclusive seres humanos. Todos têm hierarquias fortes e complexas dentro dos grupos familiares. Geralmente os babuínos vivem em grandes bandos comandados pelos machos dominantes.

Ao contrário do que ocorre com a maioria das outras espécies, quase não há disputas pelo controle do bando ou pelo direito de se acasalar com as fêmeas. O único privilégio dos machos dominantes é alimentarem-se primeiro quando se encontra alimento.

Os babuínos são onívoros, isto é, comem tipos diferentes de alimento. A sua dieta, entretanto, varia de acordo com a estação do ano, o território que está sendo habitado, a idade e o sexo do indivíduo. As fêmeas e os filhotes recém-nascidos, por exemplo, alimentam-se de capim, já os filhotes mais desenvolvidos comem casca de árvore, insetos e lagartos.

Compartilhe no Whatsapp