Ainda há vagas para o curso para podadores de árvores urbanas da Secretaria do Meio Ambiente

14/5/2015 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Ainda há vagas para os interessados no Curso para Podadores de Árvores Urbanas, realizado pela Divisão de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio.

O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas das 8h às 17h, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na rua Cerqueira César, 1.988. Os interessados devem levar uma cópia do RG e duas fotos 3x4.

De acordo com a chefe da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, Dalila Cisneiros Lopes, o objetivo da Secretaria é capacitar profissionais para desenvolver a poda de maneira correta, utilizando técnicas de manejo e ferramentas adequadas. “A poda drástica de árvores pode ser considerada crime ambiental e o despreparo ainda pode resultar em acidentes graves, já que muitas árvores alcançam a rede de energia elétrica”, ressalta.

O curso é ministrado por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e é composto por um dia de aula teórica e outro de atividades práticas.

Os participantes serão orientados para um trabalho adequado às características biológicas das espécies arbóreas urbanas, percepção do meio ambiente e aprendem sobre as legislações ambientais.

Após o curso, a Secretaria do Meio Ambiente realiza o credenciamento dos alunos que passam a fazer parte da lista de profissionais capacitados, obedecendo às exigências do Código Ambiental Municipal.

Legislação – Pela legislação, podas irregulares podem resultar em multas para os responsáveis, que vão de R$ 55 a R$ 11 mil.

Os tipos de poda adotados no município são:

a) Poda de condução de mudas, para que formem a copa em altura superior a 1,80 m do solo, evitando interferências com pedestres e veículos;

b) Poda de contenção da copa de árvores jovens e adultas quando plantadas em calçadas com fiação da rede de distribuição primária;

c) Poda em "V" e poda em furo a serem efetuadas nas árvores de porte elevado que convivam com fiação da rede de distribuição secundária e fiação telefônica.

Vale ressaltar que em qualquer tipo de poda, não poderão ser removidos mais que 30% (trinta por cento) do volume total da copa. 

Compartilhe no Whatsapp