Animais do Bosque: Tarê e Fred os Leopardus pardalis

20/5/2015 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Eles têm histórias bem parecidas. Dois Leopardus pardalis, ou Jaquatiricas que chegaram ao Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto em 2013 ainda filhotes.

Fred foi resgatado em uma chácara próximo a Ribeirão Preto pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Bosque em 2 de setembro de 2013. Por ser ainda filhote, com apenas um mês de vida, recebeu cuidados dia e noite e ficou no berçário.

Já o Tarê foi encontrado sozinho em uma estrada em Minas Gerais e levado para a Universidade de Uberlândia, onde recebeu os cuidados necessários. Com cinco meses, chegou ao Bosque Fábio Barreto em 20 de dezembro de 2013, onde permanece.

Os filhotes cresceram e vivem juntos no mesmo recinto, localizado ao lado do espaço destinado às araras.

A Jaquatirica foi um dos felinos mais explorados para o comércio de peles. No Brasil, eram exportadas 80 mil peles anualmente. Com a lei de proibição à caça, este comércio diminuiu e hoje a principal ameaça a este felino é a destruição de seu habitat. A perturbação humana (incluindo a exploração madeireira e a pressão de caça) e a perda do habitat influenciam negativamente.

Atualmente são encontrados em toda a América Latina exceto no Chile. Nos Estados Unidos a espécie foi praticamente extinta.

A espécie vive em florestas, campos, savanas e regiões alagadas. Tem hábitos solitários com atividade predominantemente noturna. Durante o dia, dorme em ocos de árvores ou em arbustos. Tem grande habilidade para subir em árvores, saltar e nadar.

Alimenta-se principalmente de pequenos e médios vertebrados, incluindo os grandes roedores (cutias e pacas), macacos, preguiças, pequenos roedores, aves e répteis.  

Compartilhe no Whatsapp