da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde divulgaram nesta terça-feira, dia 26, que 1.578 animais (cães e gatos) foram vacinados contra a raiva em ações de bloqueio contra a doença, realizadas nos dias 22 e 23 de maio. As ações foram realizadas após a confirmação de um caso de raiva em um gato no Jardim Flamboyant e de um morcego na Vila Tibério.
No sábado, dia 23, a equipe da Divisão de Vigilância Ambiental vacinaram 384 animais, entre cães e gatos, na Praça Amali Macarron Salim, localizadas na confluência das ruas Roque Nacarato, Piratininga, Manuel Duarte Ortigoso e Guilherme Schimidt.
Esta ação foi realiza por causa da confirmação de um caso de raiva em morcego naquela região. Foi o quarto caso registrado no município este ano e a doença foi confirmada pelo Instituto Pasteur em um morcego hematófago (insetívoro).
Na sexta-feira e sábado, respectivamente dias 22 e 23, as ações de bloqueio foram realizadas no Jardim Flamboyant e Condomínio Hípica, após a confirmação pelo Instituto Pasteur, de raiva em um gato que foi encontrado morto em uma residência naquela região. O animal não era daquela residência, mas teve contato com os animais dos proprietários”, afirma o veterinário José Januário Martins. Toda a ação de bloqueio na residência foi realizada pelos técnicos.
Neste caso a vacinação foi feita casa a casa e visitadas 1.612 residências. Desse total, 1.134 foram trabalhadas e 487 estavam desabitadas. Com esta ação foi possível imunizar 1.162 animais, criando uma barreira imunológica considerável na região.
Já no Condomínio Hípica, onde foi montado um posto de vacinação, foi possível imunizar 32 animais domésticos.