da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Livros, desenhos, estudos e as engraçadas e pioneiras caricaturas de personagens famosos de Ribeirão Preto estão expostos no Marp. Entre as caricaturas de famosos expostas, estão a do advogado e historiador de Ribeirão, Rubem Cione, e a do ex-prefeito João Gilberto Sampaio. O material é parte da rica produção intelectual e artística do escritor e educador Divo Marino, que já publicou 12 livros. O autor ribeirão-pretano é o escritor local homenageado da 15ª Feira Nacional do Livro, que ocorre de 14 a 21 de junho.
A exposição “Divo Marino: A Palavra e o Traço” ficará exposta no piso térreo do Marp de Ribeirão Preto até 5 de julho. Diversas autoridades compareceram ao lançamento para prestigiar a obra do autor, que completará 90 anos em agosto.
O presidente da Fundação Feira do Livro e cineasta, Edgar de Castro, reconheceu a importância de Divo Marino para a cultura local. “Ele tem um trabalho de grande pluralidade. O Divo é um sujeito que se dedicou muito à cidade que escolheu para viver”, comentou.
Emocionado, Divo falou sobre a exposição. “É emocionante ver tudo isto reunido em um só lugar. Eu fico relembrando cada traço, sou apaixonado pelos meus desenhos”, disse.
O diretor do Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), Nilton Campos, destacou que a mostra sobre a obra de Divo Marino é de extrema importância para o museu, que ele ajudou a fundar na cidade. “Nós consideramos que a homenagem tem total relevância, primeiro por Divo poder acompanhar esta exposição e, segundo, por ele ser um dos responsáveis pela inauguração do Marp”, disse.
Divo é um observador incansável da sociedade. Reunir toda sua observação em um salão não foi tarefa fácil. Sendo assim, a exposição está dividida em núcleos temáticos. “Estes núcleos auxiliam o visitante a entender toda a dinâmica da obra do Divo”, disse Nilton.
O jornalista Jarbas Cunha fez questão de acompanhar o lançamento da exposição de Divo Marino. “Ele é um autor completo. A Fundação acertou na escolha. A homenagem é mais do que justa”, declarou.
Para o advogado Otávio Verri Filho, ter a oportunidade de conferir os trabalhos reunidos do escritor é algo ímpar. “É algo interessante. Divo sempre foi uma pessoa participativa na vida de Ribeirão Preto, um sujeito que transmite bom exemplo”, disse.
Sobre o escritor – Divo Marino nasceu em São Carlos, em 31 de agosto de 1925. Casado há 58 anos, Marino tem duas filhas e quatro netos. Foi secretário municipal da Educação e da Cultura entre 1983 e 1990, quando criou o Marp e o Arquivo Público e Histórico da cidade, que também dirigiu. Também atuou na pintura e caricatura, participando de inúmeras exposições de arte em Ribeirão Preto. Outra prática impregnada em Divo Marino é a de articulista. Há mais de 60 anos colabora com diversos periódicos de Ribeirão Preto e região. Atualmente, escreve aos domingos no jornal A Cidade.
A visitação é de terça a domingo. De terça a sexta, das 9h às 18h. Já aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 18h.
Saiba mais sobre a 15ª edição da Feira – A Feira acontece de 14 a 21 de junho, tendo como palcos principais o Theatro Pedro II, o Centro Cultural Palace e a Praça XV de Novembro, no coração de Ribeirão. Nesses dias, os moradores de Ribeirão Preto e região, além dos filósofos, têm encontro marcado com os escritores superpremiados Ignácio de Loyola Brandão, Pedro Bandeira, Augusto Cury, Gregório Duvivier e muitos outros intelectuais e artistas.
No ano de sua 15ª edição, a Feira Nacional do Livro homenageia o Brasil, o escritor Mário de Andrade, o autor-Educação Rubem Alves, o autor local Divo Marino e a escritora infantojuvenil Ruth Rocha. O patrono é o empresário Chalim Savegnago.
A programação completa, com todos os horários das atividades da 15ª Feira Nacional do Livro, está no hotsite www.feiradolivrorp.com.br.
Quem quiser folhear virtualmente a revista da programação tem essa opção no site http://issuu.com/fundacaofeiradolivro.
A 15ª. Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto tem patrocínio do BNDES, Bradesco, Banco do Brasil, Gás Brasiliano, Arteris, Petrobras e Savegnago.