da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Durante os quatro dias de feriado, a rede composta por 60 unidades subordinadas à Secretaria Municipal de Saúde, permaneceu fechada, mas os quatro serviços de Pronto Atendimento funcionaram ininterruptamente, à disposição da população de Ribeirão Preto e região.
Nesse período, a rede municipal, composta por quatro unidades em atividade (UBDS Vila Virgínia, UBDS Central, UBDS Quintino 2 e UPA 13 de Maio) realizou 8.384 atendimentos nos quatro dias de feriado prolongado, distribuídos da seguinte forma: 1.838 na UBDS Central; 1.941 no Quintino 2; 2.418 na UPA 13 de Maio e 2.187 na Vila Virgínia. Para parâmetro de comparação, a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) realiza em média três mil atendimentos por mês.
Dos mais de 8 mil atendimentos realizados, 280 pacientes foram regulados (internados) para a rede hospitalar, ou 3,33%. “Isto mostra um índice de resolutividade de nossos serviços de 96,7%”, esclarece o secretário da Saúde, Stenio Miranda. Segundo ele, nem todos os pacientes regulados tinham a internação hospitalar como destinação requerida. “Mais da metade deles foi encaminhada para realização de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos apenas disponíveis em ambiente hospitalar, sendo dispensadas para acompanhamento ambulatorial após a avaliação”, completa.
Para atender essa demanda foram mobilizados mais de 100 profissionais médicos, mais de 200 profissionais de enfermagem, além de farmacêuticos, dentistas, pessoal técnico e administrativo.
“O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Regulação Municipal de Urgências funcionaram plenamente durante todo o feriado, com escalas em que outra centena de profissionais compareceram a seus postos de trabalho e realizaram suas atividades”, informa Miranda.
Demanda espontânea - Serviços de Pronto Atendimento, que atendem demanda espontânea, apresentam fluxo de demanda extremamente variável, com períodos de baixa procura e outros, em que é grande o número de pessoas que solicitam atendimento. Isso é inevitável em serviços dessa natureza, que atendem demanda não programada e não agendada previamente.
“As equipes de serviço são dimensionadas para a média prevista de demanda. Não seria razoável, do ponto de vista administrativo e de utilização do recurso público, dimensionar as equipes pela demanda mínima, pois haveria quase sempre oferta insuficiente, nem pela demanda máxima, pois haveria quase sempre ociosidade de oferta de serviços escassos e de custo elevado”, explica o secretário.
O compromisso da Secretaria Municipal de Saúde é atender todas as pessoas que procuram pelos serviços na modalidade de Pronto Atendimento. Os portadores de condições em que há risco iminente para a integridade física ou psíquica são atendidos prioritariamente, e sempre em tempo oportuno, isto é, em prazo condizente com a situação de risco apresentada. Portadores de condições em que não há risco iminente, mediato ou imediato, são atendidos pela ordem de chegada e conforme a disponibilidade dos profissionais em escala.
Dada à natureza dos serviços de Pronto Atendimento, é inevitável a ocorrência de tempo de espera para pessoas portadoras de condições sem risco iminente para sua integridade, inclusive nos pronto atendimentos dos convênios.