Alunos do Projovem Urbano visitam exposição no Sesc Ribeirão

12/6/2015 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Os alunos do Programa de Inclusão de Jovens e Adultos – Projovem Urbano, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, participaram de uma visita monitorada ao Sesc Ribeirão na noite da última terça-feira, 09 de junho. Todos os alunos, filhos acolhidos nas salas de acolhimento e professores do Projovem Urbano acompanharam o passeio à exposição “André Neves, em caminhos”, que ilustra os processos criativos do autor até o resultado final: o livro.

Durante a exposição, o público é convidado a compreender que um livro pode desdobrar-se em muitas leituras, palavras e imagens que se completam em um exercício de reinvenção, e que todo leitor pode compreendê-lo como arte.

Muitos alunos estavam participando pela primeira vez de uma exposição cultural e era fácil observar o encantamento em seus olhos. Para a coordenadora geral do Projovem Urbano, professora Elizabeth Miranda da Silva, “o acesso à cultura é um direito garantido no Estatuto da Juventude e faremos toda articulação necessária, com colaboração da Secretaria da Educação, para viabilizar, estimular e contribuir para que os alunos do Programa tenham outras oportunidades como essa”.

O Projovem Urbano é uma adesão do município ao programa federal que oferece conclusão do ensino fundamental e qualificação inicial em administração em 18 meses para jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever. Como incentivo, é pago um auxílio financeiro de R$ 100 por mês a cada aluno.

Para efetivar a matrícula, é necessário comparecer às escolas municipais de Ensino Fundamental Alfeu Luiz Gasparini (Avenida Dom Pedro I, nº 196 - Bairro Ipiranga) ou Neuza Michelutti Marzola (Rua Conde de Irajá, nº 1.931 – Vila Virgínia), no horário das 19h às 21h, portando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar.

Um diferencial do programa é o oferecimento de uma sala de acolhimento para receber os filhos dos alunos matriculados, que tenham até 8 anos de idade. Neste espaço há um profissional responsável e recursos lúdicos para as crianças, o que possibilita maior tranquilidade aos pais para poderem estudar.

Compartilhe no Whatsapp