Casos confirmados de dengue começam a diminuir

16/6/2015 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Secretaria da Saúde divulgou nesta segunda-feira, dia 15, o Boletim Epidemiológico Mensal que aponta 700 casos confirmados de dengue no mês de maio. Esse número é 24% inferior aos casos positivos de abril, quando 914 se contaminaram com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

Com esse levantamento de janeiro a maio deste ano foram confirmados 2.286 casos da doença contra 400 registrados no mesmo período do ano passado. A região Leste é a que concentra o maior número de casos positivos, 656; seguido pela Oeste, com 597. A região Norte registrou 465 casos e a Central, 323. A região sul apresenta 212 casos e outros 33 não tiveram confirmação de distrito.

“Essa queda já era esperada”, afirma a médica Ana Alice Castro e Silva, chefe da Divisão Epidemiológica da Secretaria da Saúde. “A transmissão atinge seu auge nos meses de março e abril devido às condições climáticas. De agora em diante a tendência é de que na transmissão da doença”, completou.

Chikungunia – Ainda no mês de maio foi registrado um suspeito de febre chikungunya. É uma paciente que viajou recentemente para o Maranhão e apresentou sintomas no dia 15 de maio. “Já colhemos mostra do material e enviamos ao Instituto Adolpho Lutz para análise”, informou a médica. Este é o quarto caso suspeito de febre chikungunya no ano. Os outros três casos suspeitos foram negativos.

SRAG – Em maio foram registrados 14 casos de SRAG- Síndrome Respiratória Aguda Grave-, sendo que quatro foram positivos para H3N2. Destes quatro casos, um paciente morreu “Era uma senhora de 89 anos, portadora de doença crônica degenerativa. O início dos sintomas foi no dia 5 de maio. Ela recebeu todas as medidas e suporte de tratamento, mas não resistiu e faleceu no dia 9 de maio”, acrescentou a chefe do setor.

Compartilhe no Whatsapp