da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” tem início nesta sexta-feira, dia 26, a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece a partir das 19h30, no auditório da Unip (Universidade Paulista). O tema de abertura será abordado pela farmacêutica Ester Massae Okamoto Dalla Costa, especialista em Bioética, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente, Ester é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina.
Após a palestra acontece a aprovação do Regulamento da Conferência. O evento continua no sábado, dia 27, a partir das 8h, com homenagem ao médico pediatra Gilson de Cássia Marques de Carvalho, um dos fundadores do SUS (Sistema Único de Saúde), e defensor do processo da participação popular nas instâncias de planejamento e acompanhamento e controle do SUS.
Em seguida haverá a discussão dos grupos de trabalho, votação das propostas priorizadas pelos grupos e encaminhamentos dos relatórios com as conclusões à Comissão Organizadora.
No dia 28, domingo, o evento tem continuidade a partir das 8h, com a discussão e votação das propostas e aprovação do relatório, bem como eleição dos delegados que vão participar da etapa regional da Conferência Estadual de Saúde, que acontece de 22 de junho a 18 de julho.
O evento é realizado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e tem por objetivo avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e federal.
Histórico: De 25 de abril a 20 de maio foram realizadas as cinco pré-conferências. No dia 25 de abril, na Cemei Prof. Eduardo Romualdo, na Vila Virgínia (Distrito Sul); no dia 9 de maio foi na EE Domingos João Batista Spinelli, no Quintino Facci II (Distrito Norte); no dia 16 de maio, na Escola Estadual Fábio Barreto (Distrito Central); no dia 23 foi na Emefem Prof. Alfeu Luiz Gasparini, no bairro Ipiranga (Distrito Oeste), e no dia 30 de maio, na Unaerp, no bairro Ribeirânia (Distrito Leste).