da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Além de atrações de dança, música, culinária japonesa, utilidades domésticas, objetos de decoração, artes marciais, Taiko, o Festival Tanabata traz também em sua programação oficinas e exposições gratuitas, durante os dias 3, 4 e 5 de julho, nesta sexta, sábado e domingo.
Serão seis oficinas, sendo elas: Mangá (histórias em quadrinhos de origem japonesa), Pipa, Origami (Arte tradicional secular japonesa de dobrar o papel), Orinuno (Arte de dobradura em tecido), Culinária e Bonsai (Árvore em bandeja ou árvore num vaso em miniatura), que acontecerão na Casa da Cultura e para participar basta retirar senha 1 hora antes do início da aula, pois as vagas são limitadas.
Na Casa da Cultura, os visitantes verão também a exposição de pipas, do artista plástico e oficineiro Carlos Alberto Zeotti. Com 27 anos de profissão e 10 anos de Festival Tanabata, Carlos conta que a exposição traz aproximadamente 70 peças, que demoraram em média um ano para serem produzidas. “É sempre gratificante ver as pessoas querendo aprender a arte de fazer pipas e também admiradas com as peças que estão na exposição”, finaliza Carlos. A exposição de Pipas pode ser visitada durante os três dias do festival Tanabata, das 10 às 23 horas.
O Festival Tanabata acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de julho, nesta sexta, sábado e domingo, no Morro do São Bento, com entrada gratuita. O 22º Festival Tanabata é realizado pela Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto e Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e do Programa de Ação Cultural – PROAC – ICMS do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.
Programação Oficinas
Sexta-feira – 03/07
20 horas – Oficina de Mangá - Fábio Shin