da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O debate de projetos e melhorias dos municípios brasileiros norteou o segundo dia dos Encontros Regionais de Municípios, promovidos pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), em Brasília, nesta quinta-feira, dia 2. A prefeita Dárcy Vera esteve presente no evento, representando o município de Ribeirão Preto, e participou das discussões sobre a modernização e qualificação da gestão do SUS.
O evento contou com a participação do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que tratou do desenvolvimento das cidades brasileiras em termos de infraestrutura.
Com relação à saúde pública, a mesa de discussões tratou de alternativas para o financiamento do setor, que possui demanda crescente em todo o Brasil.
“É fundamental discutirmos esse assunto. Em Ribeirão Preto temos uma situação emblemática. Toda a verba aplicada no setor é dividida entre Estado, Município e União. Ocorre que a divisão é desproporcional. A Prefeitura investe 70% do total, o Estado 1% e a União 29%. Apenas revendo esses números vamos conseguir fazer os investimentos de acordo com as necessidades da população”, afirmou a prefeita Dárcy Vera.
No encontro regional desta quinta-feira também foi debatido o Pacto Federativo e sua possível revisão para uma melhor distribuição dos recursos entre os entes federativos.
“A revisão do Pacto Federativo é algo que defendo há muito tempo, pois é muito importante. Precisamos dividir as responsabilidades entre as prefeituras e os governos Estadual e Federal. É preciso que haja uma gestão compartilhada. Cada um deles atendendo o que é determinado, sem que um transfira a responsabilidade para o outro”, concluiu a prefeita.