da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O sistema de biometria facial que vem sendo implantado em Ribeirão Preto pela Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano e o Consórcio PróUrbano, mais uma vez atraiu representantes do setor de transporte para a cidade.
Nesta segunda-feira, 6 de julho, estiveram na Transerp representantes da Fetranspor – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro e da Rio Card, empresa voltada a soluções para a gestão de pagamentos eletrônicos e emissão de cartões para pagamento de passagem.
Em Ribeirão Preto, a conclusão da implantação da biometria facial está prevista para o próximo mês de agosto. Os ônibus estão sendo equipados com câmeras fotográficas de alta definição.
Ao passar o cartão pela catraca, o sistema registra seis fotos que serão comparadas à fotografia que já consta no banco de dados. Com isso, aproximadamente 500 pontos do rosto são analisados.
De acordo com Mário Forli, do Departamento de Operações e Controles da Fetranspor, no estado do Rio de Janeiro, alguns municípios já contam com o sistema de biometria, mas a intenção é implantar em todas as cidades, já que a integração da bilhetagem eletrônica é válida em todo o estado. “O sistema que está sendo implantado em Ribeirão Preto é muito bom e provavelmente usaremos uma estrutura bem parecida no Rio de Janeiro”.
Para o diretor superintendente da Transerp, William Latuf, é importante e oportuno receber visitas de outros municípios e estados para expor a experiência de Ribeirão Preto. “Isso demonstra que o novo sistema de transporte coletivo que estamos implantando em Ribeirão Preto constitui-se em grande avanço, com diversos benefícios para os usuários do ônibus”.