da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Cerca de 300 delegados, representando as 26 cidades pertencentes à DRS 13 (Diretoria Regional de Saúde), estão participando da Etapa Regional da 7ª. Conferência Estadual de Saúde. A abertura do evento aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 14, no auditório da UNIP e contou com a presença de secretários municipais da região e de Ribeirão Preto, Stenio Miranda, que preside o Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde).
Os eixos temáticos que estão em discussão são: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.
Ribeirão Preto realizou sua 9ª Conferência Municipal de Saúde, no período de 26 a 28 de junho, quando foram eleitos os 44 delegados que estão participando desta etapa regional. “Dos 44 delegados eleitos, 22 são representantes de usuários, 11 de gestores e prestadores e 11 do segmento de trabalhadores”, informou o psicólogo Bruno Tessari Cobra, presidente da Comissão.
“Foram três dias de debates proveitosos com representantes de usuários, trabalhadores e gestores do SUS (Sistema Único de Saúde). Foi elaborado um relatório final com cerca de 120 proposições que serão encaminhadas ao Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e aos organizadores das conferências Estadual e Nacional porque muitas têm significação de amplitude estadual e nacional”, comentou o secretário da Saúde, Stenio Miranda.
A Conferência Estadual de Saúde de São Paulo será realizada de 21 a 24 de julho, no Hotel Monte Real Resort, em Águas de Lindóia. De 1 a 4 de Dezembro acontece a 15ª Conferência Nacional de Saúde com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.