Sesc doou quatro escovódromos para rede municipal de saúde

3/9/2012 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

As unidades de saúde do Jardim Aeroporto, Avelino Palma, Jardim Zara e Quintino II foram as escolhidas pela Divisão Odontológica da Secretaria da Saúde para receber os quatro escovódromos doados pelo SESC – Serviço Social do Comércio, através do coordenador odontológico Cid Fernandes. “Sempre que precisávamos desenvolver ações educativas, pedíamos o escovódromo do SESC emprestado. Agora, com esta doação, poderemos agilizar nossas ações”, explica o cirurgião-dentista Pedro Bistane, responsável pela Divisão.

Os equipamentos foram instalados em unidades que possuem consultório odontológico, que atendem crianças e adultos e foram divididos por regiões distritais da cidade. “Como ele é móvel, podemos transportá-lo para outros locais”, completou o coordenador. 

O equipamento é composto por dois tanques, oito torneiras e oito espelhos. Antes de utilizar o equipamento, a criança ou adulto recebe orientações sobre de técnicas de escovação. Em seguida é feita a evidenciação da placa bacteriana com um produto próprio para esta finalidade (verde malaquita). “A criança ou adulto faz a escovação, o bochecho com água e, caso tenha ficado resíduos do produto, significa que a placa bacteriana ainda não foi removida e ela deve repetir a escovação”, explica.

Mutirão - A Divisão Odontológica iniciou no dia 15 de agosto o 4º Mutirão Odontológico, em parceria com a Secretaria da Educação. Nesse evento são realizadas ações de caráter educativo, preventivo e curativo para crianças de 3 a 5 anos, com a realização de palestras e presença do Robodente, escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor (em crianças de 5 anos com alto risco de cárie) e tratamento dos dentes contemplados com a técnica TRA (Tratamento Restaurador Atraumático). “Até o dia 5 de outubro, quando encerraremos o mutirão, vamos atender cerca de 7.200 crianças pertencentes às 30 Emeis do município”, afirma Bistane.

O Mutirão Saúde - Escola foi realizado pela primeira vez em 2009 e, por conta do sucesso alcançado, foi repetido nos anos seguintes. Em 2010, foram restaurados 3.524 dentes e 5.419 crianças foram atendidas. Já em 2011 foram atendidas 5.301 crianças e 2.528 dentes foram restaurados.

Prêmio Brasil Sorridente – Foi por conta das ações desenvolvidas na área de prevenção à saúde bucal que o município de Ribeirão Preto recebeu este ano, o Prêmio Brasil Sorridente 2012, desenvolvido pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia), em parceria com o Ministério da Saúde, em todo o estado de São Paulo. Ribeirão Preto foi a 3ª colocada entre os municípios com mais de 300 mil habitantes, a se destacar em investimentos públicos em saúde bucal.

O Brasil Sorridente é desenvolvido em parceria com a empresa de equipamentos odontológicos Dabi Atlante.

 

 
Compartilhe no Whatsapp