da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeião Preto
O órgão de defesa do consumidor disponibiliza técnicos em renegociação de dívidas para atender os interessados
Ficar sem crédito no comércio é constrangedor e desagradável. Mas, diante do cenário econômico atual, a inadimplência é um fato. Na hora de reverter esta condição, no entanto, o desespero não é um grande aliado. A rapidez pode causar mais prejuízos do que resolver o problema de quem quer limpar o nome. É preciso muita cautela com as atitudes a serem tomadas.
Preocupado com esta situação, o coordenador do Procon de Ribeirão Preto, Paulo Garde, está colocando técnicos especialistas em renegociação à disposição dos consumidores que estão com dívidas atrasadas, principalmente com os bancos e cartões de crédito. A preocupação é evitar que o consumidor inadimplente acabe caindo em um golpe. “Há muitas empresas e pessoas que se oferecem no mercado para solucionar o problema de forma rápida, disponibilizando atalhos, que muitas vezes acabam complicando ainda mais a situação”, ressalta Garde.
Regras – Segundo o Procon as regras existem para ser respeitadas e o consumidor precisa ter conhecimento delas para evitar maiores problemas. O nome do inadimplente, por exemplo, não pode ser enviado para o cadastro de proteção ao crédito se a dívida estiver sendo discutida judicialmente e, sem que o devedor seja avisado previamente. Além do mais, em caso de acordo, a exclusão do nome do banco de dados negativo deverá ser efetuada dentro de cinco dias úteis, a partir do pagamento da primeira parcela. “Pelo Código de Defesa do Consumidor, ao ter uma dívida renegociada, a pessoa já pode ter o seu nome retirado dos bancos de dados de anotações de inadimplemento, pois ela continua a ser devedora, mas não é mais inadimplente”, afirma o coordenador do Procon Paulo Garde.
É sempre importante conferir se o crédito foi realmente reabilitado. Para ter segurança, se necessário, é bom retirar um extrato no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e uma certidão negativa no cartório. Se, por erro, o nome do devedor constar da lista do Serasa, centralização dos serviços dos bancos, ou do SPC, o consumidor deve procurar a instituição que consta como informante e solicitar o cancelamento do apontamento.
Denúncias - Para mais informações, denúncias e reclamações, o consumidor deve entrar em contato pelo telefone 151, ou se dirigir à rua Duque de Caxias, 1.181, no Centro da cidade. O horário de atendimento do Procon de Ribeirão Preto é de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h. “O consumidor que for ao Procon, deve estar munido de seus documentos pessoais e dos documentos relativos à inadimplência (faturas e extratos bancários e de cartões de crédito)”, lembra Garde.