da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O sistema de biometria facial, que está sendo implantado em Ribeirão Preto pela Transerp e pelo Consórcio PróUrbano, foi demonstrado para representantes do transporte público do município de Petrópolis-RJ. O diretor de Transporte, José Mauro de Araújo e o analista de Transporte, Reynaldo Lapate, da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano do município, receberam Jean Moraes, da TURB de Petrópolis, Carla Rivetti e Letícia Castilhos Leal, da Setranspetro, Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis, e Magdo Adriano Godike, do Grupo Comporte.
“Achei que Ribeirão Preto tem características parecidas com Petrópolis, porém, vocês estão muito avançados em relação a nós”, disse Carla Rivetti. “Ficamos bastante contentes com o que vimos aqui e com o funcionamento do sistema”, afirma Jean Moraes. Para o diretor superintendente da Transerp, William Latuf, é importante e oportuno receber visitas de outros municípios e estados para expor a experiência de Ribeirão Preto. “Isso demonstra que o novo sistema de transporte coletivo que estamos implantando na cidade constitui-se em grande avanço, com diversos benefícios para os usuários do ônibus”, reforça Latuf.
Em Ribeirão Preto, a conclusão da implantação da biometria facial está prevista para o próximo mês de agosto. Ao passar o cartão pela catraca, o sistema registra seis fotos que serão comparadas à fotografia que já consta no banco de dados. Com isso, aproximadamente 500 pontos do rosto são analisados.