da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O coordenador-geral de Assessorias da Agência Nacional de Águas (ANA), Antônio Félix Domingues, elogiou as ações do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) que reduziram de 45% para 25% as perdas no sistema de abastecimento de água do município. A declaração foi feita nesta sexta-feira, dia 24, durante as exposições da segunda edição da Agenda Ribeirão, ocorrida no auditório Meira Júnior do Theatro Pedro II, que promoveu debate de ideias e soluções para os principais problemas que afetam a cidade.
Na oportunidade, na presença do superintende da autarquia, Marco Antonio dos Santos, corpo técnico e operacional, Félix Domingues disse que a redução, registrada pelo Instituto Trata Brasil, foi significativa. Ele acredita que o índice caia ainda mais com os investimentos em novas infraestruturas que o Daerp está fazendo.
A diminuição das perdas tem relação direta com esses investimentos. Os recursos estão sendo usados para a troca e implantação de redes, construção de poços, reservatórios, modernização e padronização da estrutura, entre outras obras. A perda é a diferença entre o volume de água disponibilizado para o abastecimento público e o volume utilizado pela população. Vazamentos, fraudes, erros de medição (macromedidores e hidrômetros ineficientes) são algumas das causas das perdas.
Monitoramento do aquífero Guarani – Em sua participação no evento, Marco Antonio dos Santos destacou o empenho da autarquia em modernizar sua estrutura garantindo cada vez mais um serviço de eficiência aos ribeirão-pretanos e a segurança do sistema, incluindo medidas de proteção ao aquífero Guarani. “Investiremos nos próximos dias, cerca de 110 milhões (68 milhões de recurso próprio) e 40 milhões do PAC II. Tudo isso melhora de forma significativa o saneamento no município”, enfatizou Santos.
O diretor regional do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), José Eduardo Alencastre também destacou a atuação do Daerp no monitoramento do aquífero Guarani. “A parceria entre DAEE, Daerp e Fundag é um passo importante na proteção do aquífero. Uma ação concreta que nos dará informações sobre esse imenso manancial”, emendou ele.