da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O diretor superintendente da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano, William Latuf, apresentou durante a 61ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, o novo sistema do transporte coletivo de Ribeirão Preto. O evento acontece até esta sexta-feira, 31, no Hotel JP, com a participação de dirigentes nas esferas municipal, estadual e federal.
“Com a concessão, temos alguns objetivos: melhorar a qualidade e o desempenho do transporte coletivo, proporcionar condições para que o serviço de transporte coletivo seja mais utilizado pela população, estabelecer um plano de metas para a evolução e o aperfeiçoamento do serviço e viabilizar investimentos em obras e tecnologias voltadas ao transporte coletivo”, destacou Latuf.
O superintendente explicou que, com o novo sistema de transporte, foram criadas 22 novas linhas, foram ampliados os quadros de horários e a quilometragem percorrida.
A frota composta por veículos zero km, com elevadores para usuários de cadeiras de rodas e sistema de ventilação e exaustão forçada.
A concessão do transporte também prevê a implantação de dois terminais de ônibus urbanos na área Central, a implantação da Estação na Praça das Bandeiras, a construção de oito estações de integração nos bairros e a instalação de 500 novos abrigos. Os 56 quilômetros de corredores estruturais também farão parte do novo sistema de transporte.
O controle da operação e segurança, com implantação de sistema de rastreamento, é outra melhoria do transporte em Ribeirão Preto. “Equipamentos de GPS, de transmissão de dados e de rádio comunicação fazem parte de toda a frota. Também contamos com a Central de Controle Operacional. Além disso, cada veículo possui quatro câmeras”, disse Latuf.
O usuário também conta com um amplo sistema de informação, entre eles, o call Center gratuito para fornecer informações, receber reclamações e sugestões; disponibilização de site com informações sobre o sistema de transporte; aplicativos CittaMobi e Moovit; instalação de totens e painéis eletrônicos, elaboração de guia impresso, entre outros.
A cobrança e o sistema de arrecadação também foram modernizados e as facilidades ampliadas com os cartões eletrônicos, postos de atendimento, equipamentos de recarga e postos de recarga de cartões na rede de estabelecimentos comerciais. “Eliminamos o pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus e em breve a biometria facial também estará totalmente implantada, agilizando e trazendo mais segurança aos usuários”,destacou o superintendente.
Sobre a tarifa do transporte, ele falou da eliminação do acréscimo tarifário na integração entre as linhas, mantendo o período de validade de 2 horas e ampliando o limite de uso de 1 para 2 integrações. A quantidade de grupos de linhas para a integração também foi ampliada. “Ribeirão Preto é uma das poucas cidades a oferecer gratuidade para estudantes das redes públicas de ensino municipal e estadual”, informou.