Eliminação do dinheiro para pagamento da tarifa nos ônibus foi discutida no Fórum da Mobil

3/8/2015 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A eliminação do dinheiro para pagamento da tarifa a bordo dos ônibus urbanos foi o tema de mais uma sessão técnica durante o Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 30 e 31, em Ribeirão Preto. Participaram da sessão o analista técnico da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, Reynaldo Lapate, o presidente da EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas-, que executa as atividades técnicas da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), Carlos José Barreiro, o presidente da URBES – Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba, Renato Gianolla e o especialista em marketing Roberto Sganzerla. A secretária Municipal de Transportes de Praia Grande e vice-presidente do Fórum, Raquel Chini, foi a coordenadora dessa sessão.

Reynaldo Lapate explicou que para colocar a medida em prática em Ribeirão Preto, a Transerp e o Consórcio PróUrbano, lançaram um Programa de Incentivo à Adesão ao Cartão Cidadão, incluindo diversas medidas, entre elas, a solicitação do Cartão Cidadão pela internet; o Cartão Expresso para aqueles usuários que utilizam o transporte coletivo de Ribeirão Preto eventualmente; a Promoção Recarregou, Ganhou, que oferece ao usuário um crédito grátis de viagem, válido aos domingos; ampliação dos postos de recarga; terminais de autoatendimento; utilização de saldo negativo de 1 crédito de viagem; além de campanha publicitária para informação da população sobre o fim do pagamento da tarifa em dinheiro.

“Os resultados em Ribeirão Preto foram positivos. A média diária de passageiros pagantes com dinheiro por motorista que era de 53 passou para 1,2 e mais importante ainda, a média mensal de assaltos a ônibus que era de 15, com a retirada do dinheiro para pagamento da tarifa, caiu para 0,8. Outro fator importante é que o tempo médio de embarque por passageiro nos principais pontos caiu de 10 para 6 segundos”, explicou Reynaldo Lapate.

A retirada do dinheiro a bordo dos ônibus para pagamento da tarifa proporciona mais segurança aos motoristas e usuários do transporte coletivo, reduz o risco de acidentes no trajeto, garante maior agilidade no embarque dos passageiros, abrevia o tempo de parada no ponto e o tempo de viagem dos usuários, além de melhorar o desempenho operacional do transporte coletivo e a regularidade do seu atendimento, tornando, assim, o transporte coletivo mais atrativo à população em geral.

Em Campinas, desde outubro do ano passado, também foram adotadas algumas medidas para a retirada do dinheiro no pagamento da tarifa: o bilhete único recarregável com integração e crédito negativo para até duas tarifas, o bilhete de uma ou duas viagens com casco reembolsável de R$ 2, sem direito a integração.“Registrávamos em média, por mês, 40 ocorrências de assaltos com grau de violência elevada antes da mudança, e agora registramos 4 ocorrências mês”, destacou Carlos José Barreiro.

Já em Sorocaba, há 23 anos não há dinheiro para pagamento da tarifa a bordo dos ônibus, nem cobradores. De acordo com o presidente da URBES, Renato Gianolla, a cobrança automática com ficha teve início na cidade em 1990. Em 1992 a ficha foi substituída por bilhetes. Em 2003 foi implantada a bilhetagem eletrônica. Em 2007 foi implantada uma tarifa diferenciada para os domingos. A integração temporal chegou em 2008.

Em seguida, em 2009, o sistema de transporte público da cidade, realizou o cadastramento/recadastramento de estudantes na internet. Em 2010 foi a vez do recolhedor de cartões e em 2012 foi implantada a integração com a bicicleta pública. “Quando a função de cobrador foi extinta em Sorocaba, houve a recolocação em outras funções e demissão voluntária”, explicou Gianolla.

O especialista em marketing Roberto Sganzerla encerrou a sessão detalhando algumas campanhas realizadas nas cidades, incluindo Ribeirão Preto, que tinham como objetivo informar os usuários de ônibus sobre as mudanças referentes a eliminação do pagamento da tarifa em dinheiro.

O Fórum, promovido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos – teve como objetivos permitir aos secretários e dirigentes públicos trocarem informações e experiências, conhecer novos conceitos e ideias sobre mobilidade urbana, transporte e trânsito, discutir e opinar sobre projetos de lei, normas e outros dispositivos legais, com vistas a buscar esclarecimentos junto a autoridades ou mesmo sugerir alterações.

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